Cerca de 20 mil idosos compareceram aos locais de vacinação, nesta quinta-feira, 25. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) dá continuidade à vacinação dos idosos da faixa de 60 anos.
Nessa nova etapa da campanha, foi a vez dos idosos com idades entre 65 e 64 anos, comparecerem aos pontos de vacinação para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A meta para esta faixa era vacinar, aproximadamente 23 mil pessoas.
O dia foi de grande movimentação nos 21 pontos de vacinação disponibilizados pela Sesma na capital e nos distritos. O diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, explica que para essa nova fase, foram abertos mais cinco postos, para garantir segurança, tranquilidade e agilidade na vacinação.
“Muita gente nos postos, inclusive nos novos, que foram abertos por nós. A nossa ideia foi distribuir esse fluxo de pessoas, justamente para não aglomerar e também para dá agilidade ao processo de vacinação. Estamos orientando as pessoas a virem aos postos nos finais da manhã e no início e fim da tarde, quando a procura por vacinas é menor. As pessoas não precisam chegar cedo aos postos. A vacina não vai acabar. As doses de cada fase estão garantidas no horário da vacinação, que vai das 9h às 17h”, orienta Cláudio Salgado.
Na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, o movimento de pessoas a pé e de carro foi intenso ao longo do dia. O aposentado, Antônio Carlos Pereira, de 64 anos, exibiu com orgulho a carteira de vacinação. “É muito importante sermos vacinados. Infelizmente, nós temos mais de 300 mil vidas perdidas pra essa doença. Mesmo àqueles negacionistas, que não acreditam, devem tomar a vacina, porque é a única forma de combatermos esse vírus, que ainda é bem desconhecido e tem tirado tantas vidas”, aconselha.
Essa nova etapa de vacinação, que nesta semana, está contemplando quem possui idade entre 60 e 67 anos, segue até o próximo domingo, 28. A meta da Sesma é vacinar até lá mais de 100 mil pessoas. Com mais a vacinação desse grupo de 65 e 64, a imunização em Belém avança e se aproxima da marca de 200 mil pessoas vacinadas.
Prefeito e governador acompanham postos de vacinação nesta quinta-feira
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho visitaram um dos 21 postos de vacinação na capital. O gestores visitaram o posto implantado na Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro do Castanheira e acompanharam a vacinação de várias pessoas nascida em 1956 e 1957.
O prefeito destacou a importância das instituições públicas e privadas na campanha de imunização na capital paraense e agradeceu à igreja por abrir as portas para a população neste momento. "Aqui, onde se recebe milhares de pessoas todos os dias, em períodos normais lota-se em cada culto, as pessoas já sabem chegar, se sentem seguras para vir aqui e elas se sentem seguras duplamente, porque vêm para igreja e vêm se vacinar”, pontuou.
O governador também agradeceu pelo espaço e destacou a importância de unir esforços para salvar vidas. “Este é o único caminho para proteger a população, é imunizar, vacinar e fazer com que as pessoas possam estar protegidas para vencer este vírus”, ressaltou.
Para Lucineia Guedes, de 65 anos, que tem cumprido o isolamento à risca, a imunização é o caminho para voltar à vida normal. “Eu estou me sentindo feliz por ser imunizada, quero poder voltar a andar na rua, porque eu só fico em casa, mas vou continuar com a proteção para não facilitar e pegar essa doença”.
O prefeito de Belém e o governador do estado foram recebidos pelo bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo trabalho da igreja em todo o Pará.
A ação continua até domingo, 28.
Sexta-feira, dia 26, pessoas nascidas em 1958 e 1959 (63 e 62 anos);
Sábado, dia 27, pessoas nascidas em 1960 (61 anos);
Domingo, dia 28, pessoas nascidas em 1961 (60 anos).
1. Aldeia Cabana. Avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira. Drive-thru e a pé;
2. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco. Drive-thru e a pé;
3. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha. Somente a pé;
4. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;
5. Estacionamento das obras sociais da Basílica. Entrada pela Gentil Bittencourt, bairro de Nazaré. Somente drive-thru;
6. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré. Drive-thru e a pé;
7. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
8. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. Drive-thru e a pé;
9. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;
10. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;
11. UMS Carananduba. Praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro;
12. UMS Maracajá. Travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;
13. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287. Drive-thru e a pé;
14. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. Drive-thru e a pé;
15. Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. Drive-thru e a pé.
16. Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rotary, bairro da Condor.
17. Catedral da Igreja Universal (Templo Maior), localizada no entroncamento. Somente a pé;
18. Ginásio do campus do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual do Pará (UEPA), esquina da travessa Perebebuí com a avenida Almirante Barroso. Somente a pé;
19. Clube dos Oficiais da Aeronáutica da Guarnição de Belém (COAGB), antigo T1, localizado na avenida Júlio César. Somente a pé;
20. Comando Geral do Corpo de Bombeiros, localizado na avenida Júlio César com a Pedro Álvares Cabral. Somente a pé;
21. Base Naval de Val-de-Cans, localizada na avenida Arthur Bernardes, km 4. A entrada para o drive-thru será pelo portão do Núcleo de Assistência Social (NAS) e a pé pelo portão da odontoclínica.
__________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11