IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Lockdown será prorrogado em Belém e RMB por mais uma semana

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, 19, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e dos municípios da RMB1

Governador e prefeitos anunciam a prorrogação do lockdown na RMB1O lockdown (suspensão da atividades não essenciais)  será prorrogado por mais uma semana em Belém e Região Metropolitana (RMB 1), que além da capital inclui os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, portanto, as medidas restritivas se prolongam até o dia 29 deste mês de março.

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, 19, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e dos municípios da RMB1. A decisão foi tomada em conjunto pelo governo estadual e os gestores municipais, visando a redução do contágio da Covid-19 na região.

"Reunimos os cinco prefeito da RMB1 com o governador do Estado e os secretários municipais, decimidmos que pela gravidade da situação da Covid, um número de pessoas doentes crescente, demandando o sistema, considerando essa pressão que a pandemia está ocasionando, por consenso decidimos manter o lockdown", explica o prefeito de Belém.

Edmilson Rodrigues ressalta que espera que a população se oriente por esta nova decisão, que segundo o prefeito, é baseada no sentimento de que se não for feito o lockdown se colocará em risco grande parte das vidas da população. "Se não houver leito não tem como internar, e mesmo internado se não tiver leito de UTI não tem como intubar, fazer o acompanhamento devido", alerta o prefeito de Belém.

Investimento

Ele esclarece, que se apesar de todo esforço feito pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em instalar 16 clínicas de campanha, em Belém e nos distritos para atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19, se grande parte da população se contaminar com e tiver mais casos de doentes que os leitos, o prefeito alerta que será inviável salvar vidas. As clínicas são compostas de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e outros profissionais, portanto, informa o prefeito, um investimento grande da gestão municipal para atender a população.

"Belém ainda não chegou ao estágio de catástrofe sanitária, mas por coerência baseada na ciência, decidimos manter o lockdown. Quero agradecer aos servidores da saúde, médicos, enfermeiros, maqueiros, pessoal da segurança e toda a equipe pelo esforço e pela dedicação", ressaltou Edmilson Rodrigues.

O prefeito concluiu, pedindo um pouco mais de paciência aos trabalhadores, empresários, lideranças religiosas e representantes de todos os segmentos da sociedade, para se ter melhor controle da doença até o dia 2 de abril.

Necessidade de manutenção do isolamento e da paralisação das atividades

Na quarta-feira, 17, o isolamento em Belém atingiu 49% da população. Em todo o Pará atingiu 43%, percentuais considerados ainda baixos pelo governo do Estado. As normas de restrição foram estabelecidas pelo Decreto Estadual 800/2020, renovado pelo governo do Estado, em conjunto com os municípios da RMB neste mês de março. Entre as medidas para conter o avanço da Covid-19 na RMB1, os prefeitos anunciaram uma nova etapa de vacinação para idosos.

Em Belém, neste sábado e domingo, será a vez das pessoas com 69 e 68 anos. Governo do Estado e Prefeituras apostam no isolamento social, no lockdown e no avanço da vacinação para conter o novo coronavírus na RMB1. Foi anunciado pelo governador Helder Barbalho, que a vacinação vai incluir os profissionais de segurança pública, que estão na linha de frente fiscalizando e protegendo a população, dialogando e orientando sobre a necessidade de se cumprir a medidas sanitárias.

"Necessitamos de união para vencermos a pandemia", ressaltou o governador Helder Barbalho.

__________

Agência Belém