IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura inicia aplicação da segunda dose em idosos com idade a partir de 85 anos

Para atingir a meta do reforço, os 14 postos montados pela Prefeitura receberam, cada um, mais de 30 profissionais de saúde

A vacinação dos idosos com idade a partir de 85 anos segue até sexta-feira, 26 de fevereiroNa manhã desta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 85 anos.

Para atingir a meta do reforço, que é de aproximadamente 12 mil idosos, os 14 postos montados pela Prefeitura receberam, cada um, mais de 30 profissionais de saúde, entre servidores e voluntários, para atuarem das 9h às 17h, nos três dias da ação.   

Ansiedade - A aposentada Jandira da Cunha, de 88 anos, não conteve a ansiedade e chegou antes do horário previsto para iniciar a vacinação no posto de imunização do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Belém (Cassazum). Próxima de ficar completamente protegida da doença, Jandira conta que pretende reunir a família para comemorar. “Quando puder, eu quero passear com a minha filha, reunir com a minha família e aproveitar esta oportunidade”, comemorou.

O clube social, localizado no bairro do Marco, é um dos pontos mais procurados para a vacinação, por disponibilizar o sistema de drive-thru e receber quem chega a pé. O aposentado Raimundo Ribeiro, de 86 anos, teve que aguardar os 21 dias, tempo recomendando entre a aplicação das doses da CoronaVac, para receber a vacina. “Estou feliz demais em tomar, mais uma vez, esta vacina. Estou preso há muito tempo em casa, quero sair um pouco, ir para rua”, disse.

Cuidados - O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos contra o vírus, o que significa que o reforço faz efeito após este período. Mesmo com a segunda dose, é importante as pessoas continuarem com os cuidados, explicou Cláudio Salgado, diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma. “É importante que essas pessoas vacinadas com a segunda dose continuem com os cuidados de distanciamento, uso de máscaras, higienização da mãos, até que tenhamos um número grande de pessoas imunizadas.”

Serviço - A vacinação dos idosos com idade a partir de 85 anos segue até sexta-feira, 26 de fevereiro, das 9h às 17h, em 14 postos. É necessário levar o cartão de vacinação da primeira dose e o RG ou a certidão de nascimento.

Confiras os locais:

1) Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Guamá), Rua Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá - Drive-thru e a pé;
2) Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Avenida José Bonifácio, nº 1289, Guamá – Drive-thru e a pé;
3) Universidade da Amazônia (Unama), Avenida Alcindo Cacela, nº 287 – Drive-thru e a pé;
4) Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto - Drive-thru e a pé;
5) Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), Avenida Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro de Nazaré - Drive-thru e a pé;
6) Aldeia Amazônica , avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira - Drive-thru e a pé;
7) Ginásio Mangueirinho , avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão - Drive-thru e a pé;
8) Colégio do Carmo , Travessa Dom Bôsco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
9) Escola Rotary, Rua Lauro Malcher, nº 279, na Condor;
10) Cassazum, Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco - Drive-thru e a pé;
11)  Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;
12)  Fundação Escola Bosque (Funbosque), Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
13) Unidade Municipal de Saúde (UMS) Maracajá, travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro; e
14) UMS Carananduba, na praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro.

Índios Waraos também já receberam a segunda dose contra a Covid

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), já garantiu a segunda dose da imunização contra a Covid-19 aos índios da etnia Warao que vivem no espaço de acolhimento, localizado no bairro do Tapanã. O grupo é considerado como grupo de risco por serem acometidos com muita frequência por síndromes gripais.

No local vivem 176 indígenas, desses 64 estavam aptos para receberem o imunizante, de acordo com os critérios estabelecidos para a vacinação. Desta forma, a Sesma conclui o processo de vacinação no espaço, para alívio e segurança a todos que trabalham e vivem no espaço.

“Essa segunda dose traz muita alegria para nós Warao, que estamos seguindo todas as orientações de prevenção, mas ser vacinado é muito importante para nosso povo e só temos que agradecer”, desabafou a índia imunizada Roisdael Calderon.

__________

Agência Belém