A Prefeitura de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), alcançou o percentual de 98,93% da meta estimada de 12 mil idosos vacinados no período de quarta-feira, 03, até domingo, 07, correspondendo a exatos 11.871 idosos de 85 anos de idade ou mais.
De acordo com o último levantamento da Sesma, nesta segunda-feira, 8, o número total de pessoas vacinadas na capital paraense já chegou a 29.947.
O último dia de vacinação nos postos, conforme o divulgado anteriormente, foi até ontem. Mas, a imunização dos idosos acamados, cadastrados, continua até a próxima semana. E os idosos que por alguma eventualidade não conseguiram se vacinar poderão realizar o cadastramento pelo site ou presencialmente em uma UMS.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram cadastrados 835 idosos com dificuldade de locomoção, pelo site e Unidades Municipais de Saúde (UMS), sendo que os vacinados, até o momento, foram 112.
O órgão informa também que os identificados de longa permanência, ou seja, as pessoas idosas que vivem nos abrigos, o número corresponde a 264 vacinados. E quanto à população indígena venezuelana, Warao, corresponde a 102 imunizados.
Nesta segunda-feira, a Sesma deu início à vacinação dos quilombolas, que vivem no Distrito de Mosqueiro. O quantitativo estimado para esse grupo é de 554 pessoas.
Segunda dose - A Sesma adiantou que, a partir desta quarta-feira, 10, inicia a segunda dose das vacinas para os profissionais de saúde que já receberam a primeira dose nos hospitais e clínicas. Ao todo, 16.670 profissionais receberão pela segunda vez o imunizante.
Para a Sesma, o balanço final dessa etapa da vacinação foi positivo. O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS), Cláudio Salgado, disse que os grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência, idosos com idade a partir 85 anos, indígenas Warao e quilombolas, estão todos dentro das metas propostas inicialmente pelo órgão de saúde. Agora, o cronograma de vacinação depende da chegada de novas doses de vacinas, que são envidas pelo Ministério da Saúde.
__________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11