Sespa garante mais 140 cilindros para distribuição entre os 16 municípios do arquipélago marajoara neste sábado (06)De forma preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entregou neste sábado (06) 140 cilindros de oxigênio nos 16 municípios que compõem a Ilha do Marajó. Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Breves, Curralinho e Gurupá receberam 10 cilindros cada. Já para Muaná, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Melgaço e Portel foram destinados oito cilindros a cada município. Anajás e Bagre receberam cinco unidades, cada.
Rômulo Rodovalho, titular Sespa, explicou a estratégia de preparação de combate ao novo Coronavírus. “É uma medida preventiva do Estado, nós já estamos nos antecipando a qualquer situação que possa vir a ocorrer, já estamos deixando os municípios abastecidos com oxigênio. Vamos continuar acompanhando e não vamos medir esforços para atender todos os paraenses que necessitem continuar nessa luta contra a Covid”, afirmou o secretário.
O transporte ocorreu via fluvial aos municípios de Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Bagre. Breves recebeu as quantidades destinadas a Gurupá, Afuá, Chaves, Portel, Anajás e Melgaço para ser retirado pelas próprias prefeituras.
O prefeito Guto Gouvea falou sobre a importância do reforço no combate à pandemia. “Esse vírus está chegando em nossa região de forma muito agressiva e o Governo está ajudando os municípios a se preparar para o mal maior - que se Deus quiser não virá, mas temos que estar preparados. Esses cilindros de oxigênio nos ajudarão a ficar com estoque para combater esse mal, caso ele chegue aqui na nossa cidade, com mais o estoque que a prefeitura municipal já se preparou”, informou o prefeito de Soure.
EMERGÊNCIA
Soure recebeu também o quantitativo destinado a Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. A secretária de saúde de Soure, Helena Gomes, falou sobre o momento vivido na região. “Hoje nós estamos em uma missão muito grande e importantíssima que é receber o oxigênio que o Governo do Estado do Pará está doando, que pode nos apoiar no momento de emergência e necessidade. Que possamos ter sempre essa parceria e olhar diferenciado da preocupação do Governo conosco, que moramos tão longe da capital e temos essa dificuldade”, agradeceu a gestora.
O município de Cachoeira do Arari também retirou os de Santa Cruz para agilizar a logística. “Nós também fomos pegar os cilindros de Santa Cruz do Arari, porque fica muito distante, e Santa Cruz agora só por via fluvial, é muito longe. Então a secretária está doente e não pode vir, então nós nos prontificamos a ir pegar lá (em Soure) e vamos deixar em Cachoeira e eles vêm pegar depois”, detalhou Jair Moreira, secretário municipal de Saúde.
___________
Agência Pará
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11