IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Festival Internacional para crianças vai celebrar os 20 anos da Carta da Terra

As reflexões sobre as mudanças necessárias para a construção de um mundo mais sustentável e com justiça social vão ganhar uma interpretação lúdica para conquistar o público infantil e comemorar os 20 anos da Carta da Terra. A versão do Festival Internacional da Carta da Terra para crianças vai reunir personalidades e artistas no dia 20 de dezembro, às 17h, em um evento virtual com muita música e contação de histórias. A apresentação fica a cargo da atriz Maria Paula.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos e fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Em 2020 é celebrada as duas décadas da publicação do documento que está presente em mais 89 países. Em média 4500 organizações utilizam seus princípios como base nas suas atividades. Para rememorar o que se passou neste período, debater as escolhas a fazer e construir o caminho a trilhar nesses novos tempos, as organizações Fundação Grupo Esquel Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Carta da Terra Internacional e Teia Carta da Terra Brasil com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF, Frente Parlamentar dos ODS do DF, realizarão o Festival Internacional Carta da Terra para crianças, com conteúdo direcionado ao público infantil de forma a tocar nas problemáticas a serem enfrentadas acerca do tema do meio ambiente e dos princípios da Carta da Terra. 

O festival reunirá importantes personalidades da arte, música e do ativismo socioambiental. Até o momento estão confirmados nomes como o do cantor e artista plástico Carlinhos Brown, Cantores (as) e compositores (as) como Xangai, Juraildes, Ana Person, Manassés e Lucy Rogério, Lídia Carollini. Grupos musicais como: Planeta Oca,  Orquestra de Cordas do Gama, Forria. Além de apresentações do Circo da Alegria, Toledo - PR, contação de história do grupo indígena Wapichana da Associação Indígena Manuru Paunaty, Brasília – DF e do grupo indígena Tuxá de Rodelas – Bahia ligada ao

Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas - BA.

O evento tem o objetivo de apresentar os princípios éticos da Carta da Terra ao público infantil e de propor a sua defesa e vivência no dia a dia e é baseado na publicação do livro Carta da Terra para Crianças, uma versão especial criada pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) do Rio Grande do Sul em 2003. 

Em clima de celebração, o festival pretende unir forças e propor uma profunda reflexão sobre mudanças necessárias para o mundo, baseada nos pilares da Carta da Terra: I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida; II. Integridade ecológica; III. Justiça social e econômica; IV. Democracia, não violência e paz.

Para além do evento infantil, ainda vão ser lançados dois livros reeditados da Carta da Terra (Infantil e Adulto) e um outro sobre: “Água, compartilhamento e Cultura de Paz”. O livro aborda a compreensão da água como bem público e reafirma o direito humano e das comunidades ao acesso deste elemento com qualidade para consumo.

No âmbito do evento também serão disponibilizados para a comunidade dois cursos de Educação a Distância (EAD) de formação de educadores. Um será sobre mudanças climáticas e Cerrado e outro sobre Energia Solar Popular.

Para fortalecer o debate sobre uma sociedade global justa, sustentável e pacífica entre as crianças, fortalecem o evento experiências infanto-juvenis de trabalho na educação ambiental de cidades, movimentos e organizações sociais. São eles: Experiência de educação ambiental da Prefeitura de Sobral – CE , Centro Ecológico (experiência de trabalho com a carta da terra Escola Estadual Baréa no Rio Grande do Sul), Sem terrinha (Grupos de crianças do Movimento Nacional dos Sem Terra), Instituto Ajax (Esporte e educação ambiental para crianças e adolescentes de Brasília –DF ), Jovens pelo Clima (Movimento de jovens ambientalista no Brasil), Supereco (Movimento cultural com dança e educação ambiental em São Paulo), Escola Quilombola da comunidade Kalunga de Cavalcante – Goiás, Crianças Guardiões socioambientais mirins filhos de marisqueiras da Ilha Grande - Piauí, Jovem de Paris na França do Global Youth Climate Pact (Pacto Mundial dos Jovens pelo Clima é um projeto de pesquisa e ação global na área de mudanças climáticas para estudantes de 15 a 20 anos ligado ao antropólogo, sociólogo e filósofo francês  Edgar Morin, Fridays for Future (Movimento de Jovens ambientalistas internacionais), Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Crianças da Carta da Terra Internacional da Índia, Porto Rico e Japão.  

O festival será transmitido no canal oficial da Carta da Terra Internacional no Youtube: https://www.youtube.com/user/ECInternational e na TV Comunitária de Brasília: https://www.youtube.com/user/tvcomdf.

SERVIÇO

Festival Internacional Carta da Terra para Crianças

20 de dezembro, às 17h (horário de Brasília)

Canais de Transmissão pelo Youtube:

Canal da Carta da Terra Internacional (Canal Principal)

- ECInternational: https://www.youtube.com/user/ECInternational

Tv Comunitária de Brasília DF

- Tvcomdf: https://www.youtube.com/user/tvcomdf

Canais de Transmissão pelo Facebook:

@EarthCharterInternational

@CartadaTerraInternacional

@alternativaterrazuldf

@unipazuniversidadeinternacionaldapaz

@unipazdf.universidadetransdisciplinar.br

@esquelbr

@semagovdf

@prefeituradesobral

Realização:

- Fundação Grupo Esquel Brasil

- Associação Alternativa Terrazul

- Carta da Terra Internacional

- Teia Carta da Terra Brasil (comitê criativo do festival, composto por 41 instituições)

Apoio:

Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal

Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF

Frente Parlamentar dos ODS do DF

Mais informações:

Fernanda Lopes - +55 61 98383-0023

Myrian Pereira - + 55 61 98282-0163