IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo do Pará firma protocolos para aquisição de vacinas contra Covid-19

O governador Helder Barbalho também anunciou, na abertura do Seminário Novos Gestores 2021, o planejamento inicial para imunizar a população

O governador Helder Barbalho mostra os documentos assinados, ao lado do secretário de Saúde Pública, Rômulo RodovalhoO governador Helder Barbalho participou, na noite desta quinta-feira (10), da solenidade de abertura do Seminário Novos Gestores 2021, no Theatro da Paz, em Belém. Voltado à capacitação de prefeitos eleitos e reeleitos, o evento contou com a presença de representantes de órgãos de controle e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na solenidade de abertura do evento, o governador deu mais um importante passo no combate à Covid-19 em território paraense, ao assinar dois protocolos de intenção com o Instituto Butantan e a aliança mundial Covax Facility para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

Promovido pelo Governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), o Seminário Novos Gestores 2021 visa compartilhar com os gestores municipais estratégias de desenvolvimento em diversas áreas de atuação, como segurança pública, desenvolvimento econômico e sustentável das cidades, assistência social, educação, cidadania e saúde.

Em seu pronunciamento, o governador Helder Barbalho destacou a importância do municipalismo na resolução de conflitos comuns e no desenvolvimento socioeconômico das cidades, destacando a importância da harmonia institucional entre Estado e municípios. “Estamos absolutamente à disposição de vocês por estes três dias de evento, e também pelos próximos dois anos, para entregarmos um município melhor e um Estado mais justo”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual compartilhou com os gestores municipais a estratégia de combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, abordando o processo de imunização após a aquisição de vacinas. Helder Barbalho afirmou que o Estado só vai adquirir vacinas registradas e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Fizemos questão de deixar para este momento a assinatura dos protocolos com intenção de compras das vacinas por ter absoluta responsabilidade que o gestor público deve trabalhar com planejamento. Trabalhamos esperando e crendo que o governo federal haverá de liderar o Plano Nacional de Imunização. Porém, caso o governo federal não ofereça a vacinação ao tempo da urgência necessária, o Governo do Pará está com recursos assegurados para aquisição das vacinas para os paraenses”, garantiu.

Grupos específicos - De acordo com o governador, dentro da estratégia estadual, a imunização será iniciada por grupos específicos, inicialmente, sendo destinadas 140 mil doses para profissionais da saúde; 50 mil doses para populações quilombolas e indígenas; 550 mil para pessoas acima de 60 anos e 25 mil doses para profissionais da área de segurança pública, que desenvolvem ações de alta exposição ao contágio.

“Caso realmente aconteça, precisaremos da parceria dos municípios para mobilização da sociedade, logística e armazenamento das vacinas. Isso é uma demonstração de como é importante o que fazemos hoje e, acima de tudo, o quanto é fundamental estarmos unidos em favor do Pará”, reiterou Helder Barbalho.

Parcerias futuras - O presidente da Famep e prefeito de Piçarra, Wagne Machado, ressaltou que o Seminário é importante para compartilhamento de experiências, informações estratégicas e possibilidades de convênios e parcerias com o governo do Estado. “Os desafios que nos esperam são enormes, mas é possível enfrentar com o apoio dos governos federal e estadual e orientação da Famep. Aqui vamos mostrar para eles as possibilidades de convênios e discutir o crescimento do Pará”, informou.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, é importante destacar a harmonia e independência entre os poderes constituídos. “Conclamamos na tarefa da paz e ordem em terras paraenses. Também solicitamos que olhem para os mais necessitados”, acrescentou.

A conselheira Mara Lúcia, eleita para presidir o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) no biênio 2021-2022, avaliou que o evento é uma oportunidade estratégica para os órgãos de controle oferecerem aos gestores orientações que previnam irregularidades. “Eles devem realizar uma gestão de efetividade e transparência. Temos até um lema: ‘orientar para não punir’. O Tribunal está de portas abertas e tem dialogado com os municípios para auxiliar na transição de governo”, informou.

O deputado estadual Daniel Barbosa Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e prefeito eleito de Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém), também ressaltou a importância do Seminário para os novos gestores. “É uma chance de se aperfeiçoar e importante para capacitar, garantir conhecimento e fazer aquilo que a sociedade espera de cada um de nós para desenvolver um bom trabalho”, declarou.

Serviço: O Seminário Novos Gestores 2021 continua nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), com programação na Estação das Docas.

__________

Agência Pará