IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Serviço de remoção de corpos ganha agilidade com equipes médicas remotas

As demandas de morte por causa natural serão atendidas diretamente no endereço solicitado

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), implementou o serviço de remoção de corpos em domicílio por causas naturais. O trabalho, que teve início nesta quinta-feira (7), agora vai contar com a formação de equipes médicas remotas que vão atender as demandas diretamente no endereço solicitado, onde vão analisar e providenciar a declaração de óbito do cadáver, que vai ajudar na rápida liberação aos familiares durante a pandemia de Covid-19.

A principal mudança pela implementação do SVO é que com a declaração de óbito emitida pelo médico no local da ocorrência, elimina a necessidade de enviar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML), onde a Sespa atende o serviço, onde eram trazidos para serem analisados pelos médicos legistas do SVO para que emitissem a declaração para, enfim, liberarem aos familiares.

Nesse sentido, com a declaração de óbito em mãos, os próprios familiares poderão acionar o serviço funerário contratado ainda em sua residência, para cuidar dos rituais fúnebres que os consistem. "O trabalho remoto do SVO durante a pandemia de Covid-19 vai possibilitar que as famílias tenham a comodidade de fazer tudo em casa, sem a necessidade de espera para liberar seu familiar no IML", disse Adriana Vera, coordenadora técnica do SVO.

A nova medida também vai desafogar o fluxo de carros de funerárias aos arredores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). "Se o corpo removido de um domicílio não vem mais ao IML, vai ajudar também na organização dos carros funerários. Assim, o setor do SVO poderá atender melhor outras demandas", completou Adriana Veras.

Apesar da rapidez e comodidade aos familiares, o acionamento da remoção em domicílio segue o mesmo trâmite existente. Diante dessa ocorrência, os familiares precisam ir numa delegacia para prestar o boletim de ocorrência, onde a autoridade policial irá solicitar ao SVO a equipe médica remota ao endereço solicitado.