IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Ursula Vidal defende PL para atender emergencialmente a área cultural gravemente afetada pela covid-19

“A economia da cultura e da arte foi a primeira a parar e será uma das últimas e voltar à normalidade no cenário pós-pandemia”

Secretária de Cultura do Pará, Ursula VidalNeste sábado (03), a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, conduziu uma reunião com membros do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais e parlamentares da Câmara dos Deputados para discutir uma proposta de Projeto de Lei (PL) que atenda emergencialmente os espaços culturais e Pontos de Cultura Viva.

Ursula defendeu a necessidade do PL porque, “a economia da cultura e da arte foi a primeira a parar e será uma das últimas e voltar à normalidade no cenário pós-pandemia”, argumentou.

Segundo a secretária de Cultura do Pará, o objetivo desse debate é acelerar a votação de um texto amplo e simplificado, que contemple as propostas de diferentes projetos colocados para votação.  “É fundamental que nossos líderes de políticas se unam para gerenciar essa área tão fundamental para identidade, história, memória e economia do país”, explicou.

Além dos membros do Fórum, vários parlamentares participaram da reunião, entre eles, os proponentes de PL’s que já tramitam na Câmara, como os deputados José Guimarães (PT/CE), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Tadeu Alencar (PSB/PE), Lídice da Mata (PSB/BA), Sebastião Melo (MDB/RS) e Helder Salomão (PT/ES).

O encontro virtual também tratou do fortalecimento de editais estaduais, por meio de repasses do Fundo Nacional de Cultura, que tem quase R$ 900 milhões de reais garantidos no orçamento de 2020. O objetivo é acelerar a votação de um texto abrangente, que auxilie a cultura nacional neste momento de crise.