IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

O pico da covid-19 no Pará acontecerá em 12 de maio, com 600 mil infectados, aponta pesquisa

A taxa de transmissão da covid-19 no Pará dobra a cada dia. É da mesma da China e de países que demoraram a impor regras rígidas de isolamento social

Pesquisados da Universidade do Pará (UFPA), pertencentes ao Instituto de Tecnologia (ITEC), fizeram uma simulação da propagação da doença no Estado. Segundo o estudo, o pico da doença ocorrerá em 12 de maio, com um total 600 mil infectados até esse dia. Ainda segundo a previsão, a doença vai parar de se espalhar no dia 15 de agosto.

A simulação observou também que a taxa de transmissão da covid-19 no Pará dobra a cada dia. Essa taxa é da mesma da China e de outros países que demoraram a impor regras rígidas de isolamento social.

Para a realizar a simulação, os pesquisadores consideram que todo indivíduo tem a mesma chance de se contaminar, a taxa de natalidade, a taxa de pessoas que se recuperam sozinho, a taxa de quem morre pela doença e a taxa de quem se recupera após um período de tratamento.

Participaram da simulação: Diego C. Estumano, Bruno M. Viegas, João N. N. Quaresma e Emanuel N. Macêdo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos naturais da Amazônia – ITEC/UFPA.