IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Novo coronavírus chega ao sistema penitenciário do Pará

Seap garante que não há contágio generalizado, já que o interno infectado cumpre regime aberto e por determinação judicial ficará em casa até se recuperar

O governador Helder Barbalho, ao lado dos secretários Jarbas Vasconcelos (e) e Alberto Beltrame, ressaltou a importância do aumento no percentual do isolamento socialEntre os 11 novos casos confirmados de Covid-19 no Pará, anunciados nesta quarta-feira (8) ao vivo, pelo governador Helder Barbalho, está um interno da Casa do Albergado, unidade prisional localizada no bairro de Val de Cans, em Belém. Ao lado do governador estavam os secretários de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, e de Saúde Pública, Alberto Beltrame. 

Dentro da determinação do governo de priorizar a transparência nas informações sobre a pandemia, o secretário Jarbas Vasconcelos garantiu que não há contágio generalizado no sistema carcerário do Estado. O custodiado infectado cumpre regime aberto e trabalhava fora durante o dia. Os sintomas foram apresentados três dias após a publicação do decreto estadual que suspendeu visitas às unidades penais, como forma de prever o contágio pelo novo Coronavírus.

Jarbas Vasconcelos e Helder Barbalho também defenderam os projetos que incentivam a ocupação dos presos“No dia 20 saiu o decreto e, na terça-feira seguinte, dia 24, ele se sentiu mal. Foi atendido numa unidade de saúde, depois foi para o Hospital Porto Dias, onde fez o teste, e o resultado saiu ontem (7 de abril), confirmando que ele estava infectado. Ele iria para a unidade exclusiva que dispomos em Marituba (Região Metropolitana de Belém), mas o juiz titular da 3ª Vara de Execução Penal determinou seu recolhimento para a unidade domiciliar, depois que foi constatado pela equipe médica que ele estava em boas condições”, informou Jarbas Vasconcelos, acrescentando que o custodiado ficará em casa com tornozeleira eletrônica.

Os outros egressos da Casa do Albergado estão isolados e monitorados. “É uma unidade de progressão (Casa do Albergado) onde são recrutados internos de bom comportamento, e onde todos trabalham e estudam. Eles já estão isolados, e caso haja alguma suspeita, se alguém apresentar sintomas, seguiremos com todo o protocolo”, reiterou o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Ele disse ainda que a casa penal não está lotada, pois possui 155 vagas e, atualmente, custodia 135 pessoas privadas de liberdade.

Embora o sistema penitenciário do Estado tenha registrado o primeiro caso positivo de Covid-19, Jarbas Vasconcelos destacou a importância de o Estado ter adotado, antecipadamente, as medidas restritivas para evitar o contágio nas casas penais e de higienização em órgãos de segurança. Apesar da confirmação deste caso, a Seap continuará mantendo presos em trabalhos de limpeza de ruas, canais e outros logradouros públicos. Só a quantidade de internos foi reduzida, de 2.576 para 66. 

“Eles estão exclusivamente numa unidade prisional, saem e voltam com toda assistência e segurança. E vão trabalhar, a partir de amanhã (dia 09), fazendo as marcações nas paradas de ônibus, numa atuação conjunta entre Seap e Detran (Departamento de Trânsito)”, disse Jarbas Vasconcelos.

“É importante colocar o preso para trabalhar. Não é correto esse preso ficar sem produzir, sem retribuir à sociedade. E, principalmente, porque é uma forma de ressocialização, na medida em que o torna útil e ocupa a mente”, complementou o governador Helder Barbalho.