IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Covid-19: já passa de 40 o número de internados no Pará

Diante do crescimento da doença causada pelo novo Coronavírus, governador Helder Barbalho apela para que a população respeite o isolamento social

O governador Helder Barbalho e o secretário Alberto Beltrame enfatizaram a preocupação com o avanço da Covid-19 e o desrespeito ao isolamento socialEnquanto o governo reforça diariamente a necessidade de obedecer às regras de isolamento e distanciamento social para frear o ciclo do novo Coronavírus no Pará, o quadro da doença ganha contornos mais graves. Na atualização do boletim epidemiológico feita na noite desta terça-feira (7), ao vivo, o governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, repassaram informações que preocupam as autoridades.

Hospitais do Pará já mantêm 43 pacientes internados com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Todos estes pacientes passaram por testes, e 13 deles deram positivo para o novo Coronovírus. O restante ainda aguarda os resultados. “São pacientes que requerem muita atenção porque estão com problemas respiratórios, que necessitam de atendimento médico, assistência médica e acompanhamento, seja em média complexidade ou em tratamento intensivo (UTI)”, frisou o governador.

Helder Barbalho lembrou que o Estado já dispõe da combinação de remédios (90 mil comprimidos de Hidroxicloroquina e 75 mil de Azitromicina) para tratamento, mediante prescrição médica e em leito hospitalar, de pacientes graves de Covid-19. “Já iniciamos a distribuição em hospitais públicos e particulares, para que estejamos munidos das condições de salvar vidas. É importante registrar que este medicamento não pode ser consumido em casa, a partir de autoprescrição”, reiterou o chefe do Executivo estadual.

Outra informação preocupante é que o isolamento no Pará atinge apenas 40% da população. O dado foi divulgado pela tecnologia de Inteligência Artificial e monitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Um cenário que levou o governador a fazer um apelo direto. “É fundamental que possamos ter a contribuição da sua colaboração neste sentido. Temos outras regiões do Brasil com mais números de casos, e mesmo assim com 60% em isolamento. Não vamos esperar chegar a uma situação dramática para que as pessoas passem a ter consciência”, frisou Helder Barbalho, que também alertou para o aumento, em ritmo acelerado, do contágio viral no Pará.

De acordo com o secretário Alberto Beltrame, houve um aumento de 25% no número de casos de ontem para hoje (de 06 a 7 de abril), com a comprovação de mais 31 positivados. Durante o comunicado oficial desta terça-feira, o quadro registrava 154 casos confirmados, 98 em análise, cinco mortes e 1.135 casos descartados. “Nós chegamos a uma média de 1.8 casos por 100 mil habitantes. No Brasil, essa média é de seis casos por 100 mil. Essa grande subida corresponde à normalidade nas ruas. Infelizmente, esse número de pessoas internadas vai crescer. Precisamos achatar a curva desses números. Por isso, vale o sacrifício das pessoas ficarem em casa”, reforçou Alberto Beltrame.