IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Helder Barbalho e Ursula Vidal visitam obras do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, em Belém

Até o final deste ano, a estimativa é que sejam entregues 368 novos apartamentos para atender a população nos residenciais Riacho Doce II e Riacho Doce III

Na manhã desta quarta-feira (01), o governador Helder Barbalho, ao lado da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, e o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, visitaram as obras em andamento do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, na capital paraense. A iniciativa vai beneficiar moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e parte do Jurunas.

Até o final deste ano, a estimativa é que sejam entregues 368 novos apartamentos para atender a população nos residenciais Riacho Doce II e Riacho Doce III. Já as obras do residencial Riacho Doce I devem iniciar logo após a conclusão do processo licitatório. Ao todo, serão 448 unidades entregues para garantir moradia digna e de qualidade à população dos quatro bairros.

Helder Barbalho apontou a relevância do projeto para a cidade de Belém. “São obras muito importantes para que esta região da cidade possa viver um novo momento de urbanização, de oferta de serviço, de readequação do planejamento ocupacional. Estamos atacando o canal do Tucunduba, fazendo com que se evitem os alagamentos e também estamos viabilizando moradia para as pessoas que hoje moram às margens do canal, de maneira indigna”, destacou o governador.

Para a secretária de Cultura, Ursula Vidal, as obras do Governo do Estado na Bacia do Tucunduba têm impacto transformador na vida de milhares de famílias. “Estamos com três etapas do processo de macrodrenagem, com intervenções na bacia, ligações para uma rede de tratamento de esgoto e previsão de entrega de mais de 360 unidades habitacionais. Essa é uma intervenção aguardada há muito tempo, uma obra que estava sem previsão de entrega e agora o Governo do Estado, por meio desse projeto de intervenção urbanística, retoma para realizar o sonho de centenas de famílias”, frisou Ursula.

Ainda durante a manhã, o grupo vistoriou a execução das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Riacho Doce, previstas para serem concluídas até maio de 2021. A estação receberá dejetos dos bairros atendidos pelo projeto, por meio de novas ligações domiciliares que serão instaladas.