IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

74% dos eleitores de Belém ainda Indecisos: eleições municipais em aberto

Pesquisa revela alto índice de eleitores indecisos e mudanças nas preferências para Prefeitura de Belém

Belém, 18/12/2023 - A menos de um ano das eleições municipais em Belém, uma pesquisa do Mentor – Instituto de Pesquisas mostra que 74% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar para Prefeito(a). Realizado de 30/11 a 05/12/2023, o estudo entrevistou 810 pessoas, com margem de erro de 3,5%.

Incerteza predomina entre eleitores

Em quem você votaria para Prefeito de Belém se as eleições fossem hoje? (esp)

A indecisão é mais acentuada entre as mulheres. Enquanto isso, 9,6% dos entrevistados optam pelo voto branco ou nulo. Comparando com as últimas eleições, a indecisão caiu lentamente de 79% para 74%, mas o voto em branco ou nulo aumentou de 5,4% para 9,6%.

Os candidatos Edmilson, Eder Mauro e Eguchi são os mais citados, com leves crescimentos nas últimas pesquisas. Zeca Pirão e Ursula Vidal seguem logo atrás, sem crescimento significativo. Beto Faro e Daniela Barbalho surgem como novidades.

Eder Mauro lidera primeiro cenário

Se as eleições para Prefeito(a) de Belém fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?CENÁRIO 1

Eder Mauro (PL) lidera com 16,2%, seguido por Edmilson (PSOL) com 12,7% e Ursula Vidal (MDB) com 9,9%. Eder Mauro, representando a direita bolsonarista, possui mais apoio entre os homens. Edmilson, com mais votos entre as mulheres, mostra queda em relação a pesquisas anteriores.

Mudando alguns nomes, se as eleições para Prefeito(a) de Belém fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?CENÁRIO 2

No segundo cenário, sem Alessandra Haber, Eder Mauro se mantém na frente com 15,8%, Ursula Vidal sobe para 11,2%, e Edmilson cai para 11,1%. Neste cenário, Ursula e Edmilson estão em empate técnico.

Terceiro cenário sem Zeca Pirão

Mudando outros nomes, se as eleições para Prefeito(a) de Belém fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?CENÁRIO 3

Eder Mauro continua liderando com 17,2%, seguido por Ursula com 12,7% e Edmilson com 12,5%. Indecisos e votos brancos ou nulos se mantêm estáveis.

Mudando de novo os nomes, se as eleições para Prefeito(a) de Belém fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?CENÁRIO 4

No último cenário, focado em candidatos ligados ao MDB e ao governador Helder, Ursula Vidal surge na frente com 19,8%. Seguem Priante com 12,7% e Zeca Pirão com 11,4%.

Rejeição e avaliação administrativa

Em QUAIS desses possíveis candidatos a Prefeito(a) de Belém você não votaria de jeito nenhum? (resp. múltiplas)

Edmilson Rodrigues lidera a rejeição com 60,1%, seguido por Eder Mauro com 38,1%. A administração de Edmilson Rodrigues, atual prefeito, é majoritariamente avaliada como ruim, com 67,4% das opiniões negativas.

E de uma maneira geral, você APROVA ou DESAPROVA a administração do PREFEITO EDMILSON RODRIGUES em Belém, até agora? (EST – RU)

A desaprovação de 79,8% da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues destaca um descontentamento significativo entre os eleitores de Belém. Este elevado índice pode impactar profundamente a influência política do prefeito, especialmente no contexto das próximas eleições.