IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Governador Helder Barbalho apresenta políticas ambientais do Pará em Nova Iorque

Estratégias visam à preservação, restauração e geração de oportunidades para produtores rurais

Governador Helder Barbalho vem expondo no cenário internacional as estratégias de proteção ambiental implantadas pelo Governo do ParáBelém (PA), 21/09/2023 - Em destaque durante sua participação na Semana do Clima em Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou na quarta-feira (20) as políticas que equilibram preservação, restauração e geração de oportunidades. O foco principal é o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais do Pará (PSA) que beneficiará mais de mil produtores rurais.

O programa, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e The Nature Conservancy (TNC), remunera produtores que conservam ou restauram suas áreas verdes, utilizando recursos do Tesouro estadual. Barbalho mencionou que o programa sinaliza que conservação é rentável e que é apenas o começo de uma estratégia mais ampla.

Durante a Semana do Clima, o governador também participou da Cúpula Anual da Concórdia, que contou com presença de líderes políticos globais e do Fórum Econômico Mundial. Reuniões de negócios focadas em investimentos ambientais também integraram a agenda.

Ao abordar as políticas estaduais, Barbalho ressaltou iniciativas como o Plano Estadual Amazônia Agora, Programa Territórios Sustentáveis e o Plano Estadual de Bioeconomia. Estas estratégias visam mobilizar a sociedade, investidores e academia para ampliar a sustentabilidade no estado.

Em relação às emissões de carbono, o governador enfatizou que, embora o desmatamento não seja o principal emissor global, reduzir essas atividades contribui decisivamente para o equilíbrio do clima. Revelou ainda que, nos últimos oito meses, o Brasil diminuiu em 48% o desmatamento, com o Pará alcançando uma redução de 70% nos alertas de desmatamento em agosto.

Para Barbalho, o plano de combate ao desmatamento no estado está claro e é essencial para progresso sustentável. "Apenas com isso conseguiremos avançar", finalizou.