IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Sem empresa interessada, licitação do transporte público de Belém terá solução conjunta

A Prefeitura de Belém irá reunir com o Tribunal de Contas do Município (TCM) e o Ministério Público do Estado (MPE) para em conjunto construir uma solução para a licitação do sistema de transporte de Belém.

Ana Valéria Borges, da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), durante a entrevista coletiva: sem empresa interessada, a licitação dos transportes agora terá solução conjunta da Prefeitura, Ministério Público do Estado (MPE) e Tribunal de Contas do Município (TCM).Essa foi uma das ações anunciadas na tarde desta terça-feira, 7, pela titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, em entrevista coletiva, após nem uma empresa participar da licitação para administrar o sistema de transporte da capital.

A abertura dos envelopes foi na manhã desta terça-feira, pela Coordenadoria Geral de Licitações da Prefeitura de Belém (CGL), na Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep). Como nem uma empresa enviou proposta, o certame foi considerado deserto, ou seja, não houve interessado em participar da concorrência.

No dia 26 de dezembro de 2022, a Prefeitura realizou o mesmo procedimento e na ocasião também nenhuma empresa enviou proposta.

Soluções

Com a licitação deserta, a Prefeitura vem definindo soluções para os problemas do transporte público de Belém.

A licitação para a modernização do transporte público da capital foi uma das iniciativas da gestão municipal, mas após duas licitações desertas, a Prefeitura vai reunir com o TCM e MPE para trabalhar em uma solução.

“Estamos agendando com o Ministério Público e com o TCM para buscarmos uma solução conjunta relacionada à licitação, é isso que a população espera de nós: informação, celeridade na resolução da situação, e é isso que todos nós estamos empenhados em conquistar”, explicou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.

Edital

No novo processo licitatório, realizado neste mês de fevereiro, não foram formalizados junto à CGL pedidos de esclarecimentos ou contestação do edital.

O edital prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. As concessionárias também serão responsáveis pela exploração e manutenção dos Terminais e Estações do BRT.

“O processo licitatório deve ser efetuado de forma transparente e em consonância com a legislação vigente, por isso a importância da participação de órgãos como o Ministério Público e TCM", afirmou Ana Valeria Borges. "Ressaltamos que a Prefeitura de Belém está empenhada em melhorar o serviço de transporte público coletivo, assegurando uma  prestação adequada do serviço aos usuários, por isso a importância da licitação”.

___

Ag. Belém