IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada pela Prefeitura de Belém atrai quem ama animais

“Ganhei de presente de Natal uma cachorrinha e amanhã já vamos comprar broches, acessórios e outros mimos pra ela”, contou a Ana Isabela Velasco, de 9 anos, acompanhada da avó, Ana Cláudia Velasco.

Elas foram à 82ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A campanha foi realizada no Shopping Park Belém neste sábado, 19. 

A vó foi à feira especialmente para adquirir antecipadamente o presente de Natal para a neta e saíram de lá felizes com a filhote Luna, de três meses.  

Adoção responsável

A Feira de Adoção de Cães e Gatos é realizada mensalmente com o objetivo de estimular a posse responsável de animais domésticos. Nesta edição foram encaminhados 24 cães e gatos (filhotes e adultos) devidamente vacinados contra a raiva, vermifugados, castrados e microchipados. 

O microchip é introduzido no momento de adoção e funciona como um RG do animal (macho, fêmea, filhote, adulto), facilitando a identificação no caso de fuga ou perda. É uma espécie de banco de dados com informações do animal e do tutor em uma pequena medalha, que pode ser acoplada na coleira do animal. As informações podem ser acessadas no celular por meio de um QR Code. 

“Hoje, o Centro de Controle de Zoonozes abriga aproximadamente duzentos animais, que podem ser adotados nas feiras que são realizadas mensalmente e no próprio centro, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados”, adianta a médica veterinária Ana Serra.

Política de adoção

A veterinária considera a política de adoção como fundamental para a vida saudável de animais que foram abandonados e resgatados pela equipe da CCZ. No resgate, os animais chegam doentes, magros, com problemas de pele e deficiências nutricionais. E outros maltratados e arredios, com medo. Com o passar do tempo se tornam dóceis. 

A estudante do curso de Turismo, Glenda Abdoral, tomou conhecimento da Feira de Adoção de Cães e Gatos pelas redes sociais da Prefeitura de Belém. Ela conta que adora animais em casa e adotou o filhote de gato Feijão, de dois meses.

“Já tive dois gatos, que acabaram fugindo de casa no período do cio. E dois cachorros, Drácula e Brad, que morreram por complicações da idade avançada. Agora é a vez do Feijão. Adoro pets. Se tivesse mais espaço em casa, criaria patos, perus, e outros”, revela a universitária.  

Legislação - Os futuros tutores de animais devem estar atentos para as normas da legislação municipal e a consciência de que se seu bicho provocar danos a um terceiro, o tutor será responsabilizado. 

E são fatores importantes ao adquirir um animal de estimação: os custos (higiene, saúde e alimentação), o local e a boa convivência com os familiares e o tempo dedicado ao animal. 

___

Ag. Belém