IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Alemanha e Noruega estão dispostas a retomar financiamento do Fundo Amazônia em governo Lula

Na segunda, a Noruega, principal financiador do fundo, se comprometeu a retomar pagamentos pela preservação da floresta; secretário alemão cita "forte vontade" de governo para chegar ao Brasil rapidamente

Alemanha e Noruega estão dispostas a retomar o financiamento do Fundo Amazônia, iniciativa criada para apoiar financeiramente a proteção à floresta amazônica, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.

Um dia após o pleito, na segunda (31), o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, afirmou que o país retomará o investimento na floresta.

 “Estamos ansiosos para trabalhar com você Lula e sua equipe sobre a Amazônia. Se quisermos ter sucesso na luta por um clima e meio ambiente habitáveis temos que salvar as florestas tropicais”, escreveu o ministro.

A Noruega é a maior financiadora do fundo, concentrando mais de 90% das doações. Assim como o país Nórdico, a Alemanha também declarou estar aberta a retomar os pagamentos pela proteção da floresta.

“Há uma forte vontade dentro do governo alemão de chegar ao Brasil rapidamente agora”, escreveu o secretário do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, Jochen Flasbarth, em seu Twitter ao compartilhar uma reportagem sobre o descongelamento das doações do fundo.

Em outra publicação, o secretário afirma que a Alemanha, assim como a Noruega, está pronta para se reengajar no Brasil em apoio ao Fundo Amazônia. “A floresta amazônica é fundamental para manter 1,5° ao alcance”, escreveu.

Como mostrou a CNN, Lula comparecerá à cúpula climática da Organização das Nações Unidas (COP27), que ocorre neste mês em Sharm el-Sheikh, no Egito, e reunirá líderes mundiais em discussões sobre o enfrentamento às mudanças climáticas.

O presidente eleito foi convidado pelo governador do Amapá e coordenador do Consórcio Amazônia Legal, Waldez Góes (PDT), e integrará a comitiva do Consórcio.

___

CNN