IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Programa Avança Pará recebe aporte de US$ 280 milhões do Banco Mundial

Investimento mira o desenvolvimento da região do Marajó, fomentando bioeconomia e educação

Titulares das secretarias estaduais envolvidas no programa participam das reuniõesBelém, 24/09/2023 - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está em reuniões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para dar seguimento ao Programa Avança Pará. Um aporte de US$ 280 milhões foi garantido para iniciativas do governo estadual.

O foco principal do projeto é a região do Marajó. Brenda Hachem, diretora de Planejamento Estratégico da Semas, detalha que a iniciativa visa aprimorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local. Entre as estratégias estão fomentar a bioeconomia, expandir a conectividade, implementar transferências via Bolsa Floresta e outras medidas conjuntas.

O lançamento contou com a presença de titulares das pastas envolvidas, incluindo Mauro O'de Almeida (Semas), Inocêncio Renato Gasparim (Assistência Social) e Rossieli Soares (Educação). O projeto "Floresta em Pé" foi um dos tópicos discutidos.

Esses encontros têm por objetivo esclarecer os rumos do programa, assim como estabelecer os arranjos institucionais, gerenciamento e próximas etapas.

Elieth Braga, secretária de Estado de Planejamento e Administração, enfatizou a importância da transparência na gestão dos recursos. A discussão alinha-se à determinação do governador Helder Barbalho, visando sempre o avanço.

Rossieli Soares, secretário de Educação, reforça que a educação é essencial para o sucesso de políticas ambientais e sociais. O projeto busca assegurar que os cidadãos alcancem desenvolvimento sem sacrificar a educação ou o meio ambiente.

Ildo Lautharte, do Banco Mundial, ressalta que o combate à fome é uma das metas centrais do Avança Pará. O projeto visa apoiar famílias, acelerar a aprendizagem e fomentar a bioeconomia.

O Avança Pará, idealizado pelo governo estadual, tem participação da Seduc, Seaster e Semas, focando em assistência social, aceleração da aprendizagem e conservação ambiental, com ênfase na redução do desmatamento.