IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Para mantém destaque na região Norte com mais 8 mil novos empregos em setembro

Estudo do Dieese mostra que a manutenção de obras e a antecipação do 13º salário pelo Estado ajudam a impulsionar a economia

A construção civil, impulsionada principalmente por obras do governo do Estado, é um dos segmentos com saldo positivoNovo estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na tarde desta quarta-feira (26), reforça a manutenção do saldo positivo na geração de empregos formais no Pará. Mais 46 mil postos de trabalho foram gerados no Estado, de janeiro a setembro deste ano, o maior resultado em toda a Região Norte. Só em setembro foram gerados aproximadamente 8 mil postos.

“Quando você tem geração de emprego é porque você tem uma economia que se move, que cresce. Quando analisamos os dados de setembro vemos que o Pará não só continua gerando empregos formais, como ampliou pra 8 mil postos formais por todo o Estado, com destaque para a construção, serviço e agropecuária. O setor da construção, sozinho, gerou cerca de 2 mil postos de trabalho. Isso mostra que a manutenção da agenda de obras públicas se reverbera com mais emprego. Enquanto as obras do governo federal pararam, o Governo do Pará segue com esse investimento”, destaca o supervisor do Dieese, Everson Costa.

 O Pará é o 12º estado da Federação que mais gerou empregos neste ano. No acumulado dos 12 últimos meses, o Estado também ganha destaque, contabilizando aproximadamente 48 mil novos empregos.

Fatores positivos - O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocencio Gasparim, acredita que a manutenção da agenda de obras, a injeção de recursos na economia por meio do comércio, a antecipação do 13º salário e a proximidade das festas de final de ano indicam movimentação na economia paraense.

“Nós estamos caminhando para a finalização de mais um ano, que além da antecipação do 13º, é puxado pela Black Friday, pelas festas de final de ano, o que movimenta as pessoas, movimenta as compras, o turismo e, consequentemente, a geração de novos postos. Com a permanência da execução do programa de qualificação profissional, a abertura de novas possibilidades para a população e os investimentos nos principais setores da economia mantemos o Pará nesse ranking positivo”, enfatiza o secretário.

___

Ag. Pará