IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

48 escolas da rede estadual recebem instrumentos musicais do governo

Governador Helder Barbalho participou da entrega e ressaltou que a valorização de práticas culturais amplia o horizonte do conhecimento

Governador mobiliza autoridades públicas e os alunos para a foto, logo compartilhada pela comunidade escolarO Governo do Pará segue na valorização da educação paraense, por meio das práticas culturais. Nesta quarta-feira (19), 48 escolas estaduais receberam kits de banda contendo diversos instrumentos musicais. A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu no Centro de Eventos Ismael Nery (Centur), em Belém, e os instrumentos foram entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho. 

“Essa é uma ferramenta motivacional para que nós possamos cada vez mais garantir com que a escola seja um ambiente acolhedor. A educação não é apenas um ato de transmitir o conteúdo de um livro, por exemplo. A educação é mais ampla. Precisa incluir pedagogia, musicalidade, precisa criar uma relação efetiva onde o aluno tem na escola um local se tem alegria, prazer, responsabilidade e oportunidade”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho, durante a cerimônia para mais de 500 alunos da rede. 

A iniciativa busca incentivar a musicalização, a cultura e fortalecer o aprendizado no ambiente escolar. Cada kit de banda é composto por nove tipos de instrumentos. São 4 trompetes em Si bemol; 4 trombones de marcha em Si bemol; 1 trompa de marcha em Si bemol; 1 euphonium em Si bemol; 1 tuba ¾ em Si bemol; 1 caixa tenor de marcha com colete; 1 bumbo de marcha com colete; 1 par de pratos 14” e 14 estantes de partitura, informou a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Na entrega dos instrumentos, o governador enfatizou que o Estado trabalha para que as escolas sejam um ambiente acolhedor“Nós estamos trabalhando e participando ativamente desse processo de musicalização nas escolas. Esse é um projeto deste governo, que tem o intuito de fazer com que nossas unidades sejam mais atrativas é que possam descobrir muitos talentos por meio da música”, enfatizou a titular. 

Nesta etapa serão contemplados espaços de aprendizagem em 35 municípios paraenses: Abaetetuba, Acará, Almeirim, Altamira, Anajás, Aurora do Pará, Barcarena, Belém, Bragança, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curucá, Gurupá, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Maracanã, Marituba, Moju, Monte Alegre, Oriximiná, Paragominas, Primavera, Redenção, Salinópolis, Salvaterra, Santarém, São Sebastião da Boa Vista, Tomé-Açu, Tucuruí, Uruará e Xinguara.

Participam do ato de entrega o governador Helder Barbalho, a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga e demais autoridades.

Weligton Magno, aluno da escola Cônego Leitão, diz que “É uma iniciativa que vai incentivar muito a musicalização dentro e fora da escola. Vai fazer a gente sair da rotina, diante da cargo horária pesada que temos em sala de aula. Isso também vai incentivar os alunos que também não tem aptidão com a música. Na minha escola não existe banda, mas não há instrumentos novos. O que deve mudar agora, graças ao governo e as atividades”, disse o aluno do 8ª série. 

A gestora da Use 10, Ione Silva, conta que é uma oportunidade única de avanço na educação. “Eu gostaria de parabenizar o nossso governador por essa iniciativa, com essa melhora na qualidade da educação, onde a gente vai poder motivar e incentivar esses alunos, já que nesta fase da pré-adolescência eles dão muito valor na música. Isso vai fazer com que ocorra a descoberta de talentos dento das comunidades e, quem sabe, ter músicos profissionais em breve”, finalizou a gestora.

 ___

Ag. Pará