IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Celso de Mello, ex-STF, declara apoio a Lula e aponta 'elevado coeficiente de mediocridade' de Bolsonaro

Em nota, Celso de Mello diz que votará "em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais". "Meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno". Leia a íntegra.

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que se aposentou em 2020 após 31 anos na corte, Celso de Mello divulgou nota na madrugada desta quarta-feira (28) declarando voto em Lula (PT) e apontando o "elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política" de Jair Bolsonaro (PL).

"Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: NÃO votarei em Jair Bolsonaro! É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno", afirma Mello na nota.

A declaração de apoio a Lula ocorreu horas depois que outro ex-ministro da corte manifestou apoio ao petista. Em vídeo, Joaquim Barbosa, relator do caso que ficou conhecido como Mensalão, afirma que é preciso "encerrar a eleição" no primeiro turno. 

"Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, não está a altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância", diz Barbosa.

Para Celso de Mello, a "atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial , de elevado coeficiente de mediocridade , destituído de respeitabilidade política".

Leia a nota na íntegra

“A atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial , de elevado coeficiente de mediocridade , destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República, e cujo comportamento vulgar, de todo incompatível com a seriedade do cargo que exerce , causou o efeito perverso de vergonhosamente degradar a dignidade do ofício presidencial ao plano menor de gestos patéticos e de claro ( e censurável ) desapreço ao regime em que se estrutura o Estado Democrático de Direito! Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: NÃO votarei em Jair Bolsonaro! É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno.” (CELSO DE MELLO, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, biênio 1997-1999)

___

Fórum