IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Conheça os candidatos ao governo e ao senado no Pará

A eleição inicia em 2 de outubro, data do primeiro turno, e o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos.

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Pará.

Veja quem são os candidatos ao governo do Pará

Helder Barbalho (MDB)

O atual governador do estado tem 43 anos e é formado em administração pública. Foi ministro-chefe da Secretaria Nacional do Portos e ministro da Integração Nacional. Foi vereador e prefeito de Ananindeua por dois mandatos além de deputado estadual.

Zequinha Marinho (PL)

Aos 63 anos, José da Cruz Marinho é atual senador do estado do Pará. Formado em pedagogia foi deputado estadual de 1997 até 2003, deputado federal até 2014 e vice-governador até 2019 quando foi eleito senador.

Cleber Rabelo (PSTU)

Cleber Rabelo tem 49 anos é operário do setor da construção civil e já concorreu ao cargo de prefeito de Belém e ao de governador do estado. Foi eleito vereador da capital em 2012.

Adolfo Neto (PSOL)

Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto, é geógrafo de formação pela UFPA, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doc na Cardiff University, no Reino Unido.

Major Marcony (Solidariedade)

Leonardo Marcony Pereira Macedo é militar da reserva do Exército e empresário do segmento da segurança pública.

Sofia Couto (PMB)

Sofia Couto tem 54 anos, é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.

Shirley Alves (Pros)

Shirley Alves de 49 anos ela é pedagoga de formação, e pela primeira vez concorre a um cargo eletivo. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.

Doutor Felipe Augusto (PRTB)

Felipe Augusto é médico cardiologista e produtor rural. Tem 37 anos e trabalha na cidade de Parauapebas. É a primeira eleição que disputa.

Veja quem são os candidatos ao senado

Flexa Ribeiro (PP)
O Partido Progressista (PP) confirmou o nome de Flexa Ribeiro, de 77 anos, como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele foi senador durante 14 anos, período em que representou o Pará no Congresso Nacional. No Senado, Flexa foi eleito o melhor senador do país, em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em 2018.

Manoel Pioneiro (PSDB)
A federação PSDB-Cidadania oficializou para o Senado o ex-prefeito de Ananindeua, Manuel Carlos Antunes, de 64 anos, mais conhecido como “Pioneiro”. Ele é ex-prefeito de Ananindeua, cargo que exerceu por quatro mandatos, está na política desde 1988, tendo sido também, enquanto deputado estadual, presidente da Alepa.

Mário Couto (PL)
O Partido Liberal (PL) defende para o Senado Federal, o nome de Mário Couto, de 76 anos. Ele já foi senador (2007 a 2015) e voltou a disputar uma vaga. Em 2020, Couto concorreu também à prefeitura de Belém.

Beto Faro (PT)
Aos 53 anos e natural do município de Bujaru, no nordeste estadual, Beto Faro é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Senado. A candidatura tem o apoio do PSOL e Rede. Faro está no 5º mandato federal pelo estado.

Delegado Jardel (Podemos)
O Podemos defende para o Senado o ex-vereador, por Santarém, no oeste do Pará, conhecido como Delegado Jardel, de 49 anos. Ele é o presidente da legenda no município santareno.

Elielton Lira (Avante)
Natural de Santarém, Elielton Rêgo Lira, de 49 anos, é o candidato do Avante. Casado e pai de quatro filhos, ele já foi comerciante. É formado em gestão ambiental e, em 2020, exerceu o primeiro mandato como vereador em Santarém.

Paulo Castelo Branco (PROS)
O candidato ao Senado escolhido pelo Pros foi Paulo Castelo Branco, é o ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém.

Márcio Sabbá (PMB)
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) lança o policial rodoviário federal, Márcio Sabbá, mais conhecido como PRF Sabbá. Ele atua há 19 anos na área da segurança, e quer estrear na política.

________________

Money Times