IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Governo lança programa inédito para castração de cães e gatos no Pará

O projeto poderá ser acionado para atender animais, de famílias de baixa renda, a fim de evitar a propagação de zoonoses

Uma das três unidades móveis que vão garantir os atendimentos gratuitos do Pará PetO Governo do Estado, por meio da Fundação Pará Paz, lançou o Programa Estadual de Castração de Cães e Gatos “Pará Pet”. A iniciativa é inédita no Estado, e atenderá animais de rua e de abrigos, a fim de evitar a procriação descontrolada e a propagação de zoonoses, doenças que oferecem risco de contaminação aos humanos, mas também poderá ser acionado para atender animais, de famílias de baixa renda.

De forma simbólica, a cachorra Frida também ″assinou″ o documento que instituiu o programa ″Pará Pet″A cerimônia de lançamento do "Pará Pet" aconteceu no Dia Nacional dos Animais, nesta segunda-feira (14), no Palácio do Governo, em Belém. A primeira-dama, Daniela Barbalho, participou do evento e aproveitou para exibir com alegria os quatro cachorros dela.

A cachorra Frida, de forma simbólica, assinou o documento que dá inicio ao programa junto ao governo do Estado. A cachorrinha pertence ao deputado estadual, Igor Normando, responsável pela indicação do projeto junto ao governo. 

O governador destacou que muitas famílias têm animal de estimação e que há a necessidade do poder público ter uma atenção e um olhar para essa questão. O “Pará Pet” quer contribuir com projetos que já existem em defesa da causa animal e tem também tem como meta alavancar políticas públicas voltadas aos cuidados dos animais.

“Agradeço à sociedade civil que vem sendo a principal protagonista na proteção dos pets no Estado e no País e dizer que o governo chega para somar nesta causa e em tantas outras, fazendo com que o Estado do Pará reconheça e compreenda que o pet faz parte da família", afirmou o governador.

Helder Barbalho ponderou que quem não tem um animal de estimação, talvez, não dimensione o carinho de quem tem e considera mesmo os animais parte da própria família. "Talvez para alguns, que não tenham pet, isso não seja prioridade de governo, mas nós pensamos diferentes, compreendemos que o pet é um membro da família e que cabe ao governo esse cuidado”, afirmou.

Atendimentos - Os atendimentos do Pará Pet serão realizados gratuitamente através de três unidades móveis com capacidade de 3 mil procedimentos por mês, sendo 1 mil por unidade.

“É uma grata satisfação a Fundação ParáPaz estar à frente do programa. O serviço de castração itinerante atuará em comunidades em situação de vulnerabilidade social inicialmente na Região Metropolitana de Belém, mas a ideia é expandir por todo o Estado para diminuir a superpopulação de animais de rua além de conscientizar a população sobre o crime de maus-tratos contra animais”, garantiu Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz.

O deputado estadual, Igor Normando, comemorou com entusiasmo o início do programa e pontuou que hoje, através das castrações, o Pará é referência no Brasil em controle populacional de animais. 

“É uma vitória extraordinária e temos muito que comemorar e mostrar que, juntos, seremos muito mais fortes, e a causa animal se faz representada entre os parlamentares, protetores, ONGs e o governo do Estado. Todos numa luta coletiva pelos animais”, destacou o parlamentar.

Autoridades de Estado e representantes de abrigos de proteção animal do Estado estiveram presentes. Elizabete Pires, coordenadora do projeto “Peludinhos da UFPA”, avaliou que a data entrará para a história e que a ação não foca apenas na vida dos animais e sim na saúde pública. “É uma ação coletiva que envolve os animais e os seres humanos. Parabéns governador e deputado pela iniciativa", disse ela.

____________

Nathalia Mota |  Ag. Pará