O capitão do veleiro Kat, Vilfredo Schürmann, explicou a importância do trabalho de conscientização para a preservação dos oceanosPrimeiro estado da Amazônia a receber a expedição da família Schürmann, o Pará está integrado à iniciativa global "Voz dos Oceanos", que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Há décadas navegando pelos oceanos, a família Schürmann lidera uma expedição marítima voltada ao desenvolvimento de ações socioambientais e à conscientização sobre a poluição de plásticos nos mares. Nesta segunda-feira (21), em coletiva à imprensa na Estação das Docas, em Belém, membros da família falaram sobre a ação em território paraense, que tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).
“Os oceanos estão pedindo socorro, e nós precisamos fazer alguma coisa. Precisamos diminuir o consumo de plástico e conscientizar as pessoas. Estamos fazendo uma grande mudança no mundo inteiro. Esperamos que as pessoas se engajem nesse propósito; que cada um faça sua parte para um mundo melhor”, disse o capitão Vilfredo Schürmann aos jornalistas.
Membro da expedição, Wilhelm Schürmann – filho de Vilfredo e Heloisa Schürmann -, falou aos jornalistas sobre a sustentabilidade do veleiro Kat, que acompanha a família. O Pará terá 11 dos 65 destinos nacionais e internacionais do projeto. De Belém, a tripulação segue para Limoeiro do Ajuru, Curralinho, Breves, Chaves, Gurupá, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Santana do Tapará, e Alter do Chão – os dois últimos no município de Santarém, na região Oeste. A família já passou pelo município de Soure, no Marajó.
Ainda na Estação das Docas, a família de velejadores assistiu ao show do Grupo Arraial do Pavulagem. Em seguida, os integrantes foram à Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém, e assistiram a um videomaping em homenagem ao projeto.
Nesta segunda-feira, importantes referências turísticas de Belém, como a Estação das Docas e o Theatro da Paz, ganharam iluminação especial para incentivar a conscientização e o engajamento da população no combate à poluição dos oceanos. A programação conta ainda com visita à Usina da Paz, na Cabanagem, para levar a missão do Projeto “ Voz dos Oceanos” às crianças atendidas no grande complexo de cidadania.
“Cada um de nós é responsável por esse oceano ou esse rio que estamos vivendo. Hábitos simples podem diminuir a utilização de plásticos”, completou Heloisa Schürmann.
Visita a Soure - No último dia 14 de fevereiro, a Família Schürmann foi recebida por integrantes da Setur e da prefeitura local em Soure, no Arquipélago do Marajó. Durante a programação, a equipe do projeto realizou o reconhecimento e a captação de imagens na área da Praia Barra Velha, e teve a oportunidade de registrar peças de cerâmica marajoara e conversar com artesãos locais para conhecer mais da produção regional, cultura e das vivências da população.
A programação para cada ponto de parada do veleiro ainda está sendo elaborada, levando em consideração as características de cada local visitado.
“É uma enorme satisfação para o governo do Estado receber a família Schürmann, conhecida internacionalmente, e que faz um lindo trabalho de conscientização ambiental sobre a não utilização e despejo de plásticos nos oceanos. No Pará, eles são um incentivo na conscientização da nossa população”, frisou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Mauro Ó de Almeida, que estava entre as autoridades que recepcionaram a família, ao lado da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
___________
Por Bruno Magno | Ag. Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05