IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

TSE rebate novas insinuações de Bolsonaro sobre a eleição: ‘Não fazem qualquer sentido'

Um dia após o ex-capitão lançar dúvidas sobre o pleito, a Corte afirma que ‘as declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos’

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu uma nota nesta sexta-feira 11 em que contesta as mais recentes insinuações do presidente Jair Bolsonaro sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Sem mencionar diretamente o ex-capitão, a Corte diz que “as declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido”.

Na quinta-feira 10, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro voltou a lançar dúvidas sobre as urnas eletrônicas. Segundo ele, “todo mundo sabe do que tem que desconfiar”. O presidente também declarou que as Forças Armadas foram convidadas a participar do processo eleitoral pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso

“Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. Aceitamos um convite do ministro Barroso. O pessoal do Exército, segundo a mídia, buscou o TSE e começou a levantar possíveis vulnerabilidades, para ajudar o TSE. Foi oficiado o TSE, para que pudesse responder às Forças Armadas”, prosseguiu. “Passou o prazo, ficou um silêncio, foi reiterado. O prazo se esgotou no dia de hoje. E isso está na mão do ministro [da Defesa] Braga Netto, que vai tratar desse assunto. Ele vai entrar em contato com o presidente do TSE para ver se o atraso foi em função do recesso ou se não foi.”

Nesta sexta, o TSE esclareceu que “o pedido do representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral foi protocolado próximo do recesso, quando os profissionais das áreas técnicas fazem uma pausa”. Com a volta aos trabalhos, explica a Corte, “o conteúdo começou a ser elaborado e será encaminhado nos próximos dias”.

“São dezenas de perguntas de natureza técnica, com certo grau de complexidade. Tudo está sendo respondido, como foi devidamente comunicado ao referido representante”, acrescenta a nota do TSE. “Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”.

___________

Carta Capital