Desta quarta-feira, 2, até domingo, 6 de fevereiro os níveis da maré na região das ilhas deve ultrapassar a marca de 3,5 metros, de acordo com a tábuas de marés, produzida pela Marinha do Brasil e diariamente divulgada pela Defesa Civil de Belém em suas redes sociais.
Tábua de marés - A compilação desses dados é chamada de tábua de marés e é propagada como forma de alerta e prevenção de acidentes.
Nesta quarta-feira, 2, a preamar na região das ilhas ocorreu por volta do meio-dia, quando as águas atingiram a altura de 3.7 metros. E já nos primeiros minutos de quinta-feira, 3, a maré alcançará 4 metros por volta de 00h04.
Outeiro - Para evitar transtornos durante o embarque e desembarque na balsa durante a travessia entre os distritos de Icoaraci e Outeiro, a Prefeitura de Belém recomenda que os pedestres realizem o trajeto pelo barco ou lancha disponibilizados gratuitamente.
Para calcular os horários, a Marinha do Brasil leva em consideração a diferença variável anual da distância entre a lua e a terra. Quando a lua está mais próxima da Terra, as marés estão mais altas do que o normal, e quando ela está mais distante, as marés estão mais baixas.
A influência da lua provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente. A diferença entre marés pode ser quase imperceptível ou bem grande, dependendo, principalmente, da posição dos astros em relação à Terra.
Marés mais altas - Até o dia 7 de fevereiro, a lua estará na fase nova. Nesta fase, sol, lua e terra estão alinhados. Com o sol e a lua na mesma direção, a força de atração é somada causando elevação máxima da maré e por isso são esperadas marés mais altas que a média.
O nível máximo que a água do mar alcança chama-se maré alta ou preamar. Em oposição, o nível mais baixo a que as águas oceânicas podem chegar é chamada de maré baixa. O intervalo entre as marés varia tipicamente duas vezes por dia. A maré alta ocorre a cada 12 horas e 25 minutos, o que significa que são necessárias seis horas e 12,5 minutos para ir da maré alta para a maré baixa ou vice-versa.
__________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05