A prefeitura está enviando o boleto da Cota Única com desconto, no prazo determinado, por meio de correspondência. Vale ressaltar que o documento será enviado, através dos correios, no endereço cadastrado na secretaria. Na posse da Guia de Recolhimento, o IPTU poderá ser pago nas agências bancárias credenciadas (Banpará, Basa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa) ou nos demais canais disponibilizados pelas instituições financeiras, como os aplicativos bancários.
Se caso preferir, é possível retirar o boleto via Online, ou seja, pelo site da instituição (www.ananindeua.pa.gov.br/segef) ou na própria sede da secretaria, assim como no balcão de atendimento da instituição, “Atende fácil” que fica em um shopping da cidade.
Ficam isentos de pagar o imposto os moradores que não possuem renda; os que recebem até um salário mínimo; que sejam aposentados por invalidez; ou que possuem alguma doença incapacitante que possa ser comprovada, além de entidades, instituição patronal ou de trabalhadores sem fins lucrativos.
Seja pelo pagamento por cota única ou de forma parcelada, a Guia de pagamento do IPTU poderá ser retirada:
1) Presencial (no próprio órgão) - O contribuinte deverá se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGEF), localizada na Av. Claudio Sanders, n° 1.590, no Maguari. O horário de atendimento é de 8h às 14h. O contribuinte deverá levar documento de identificação com foto (emitido por órgão público), se proprietário, ou documento de identificação com foto (emitido por órgão público),e procuração nas demais hipóteses. O uso de máscara é obrigatório.
2) 2) Via Internet - O contribuinte deverá acessar o endereço eletrônico www.ananindeua.pa.gov.br/segef e, clicando no botão "EMITIR IPTU / ALVARÁ", entrará na página, onde poderá informar o número de inscrição do IPTU sem o ÚLTIMO DÍGITO.
Ex: 1234-9 ou 12349 (NÃO INFORMAR O NÚMERO 9 QUE É O ÚLTIMO DIGITO)
3) Balcão Atende Fácil - O contribuinte também pode ir até a Estação Cidadania, localizada no Shopping Metrópole, na Avenida Mário Covas, das 10h às 17h.
De janeiro até 10 de maio de 2022: Desconto de 20% no valor total do imposto ( Cota Única/ IPTU- 2022).
A partir do dia 10 de maio: Fica valendo o parcelamento em até 8x - com vencimento todo dia 10 de cada mês. Ou pagamento em cota única (sem desconto).
Durante o ano inteiro: Contribuintes inadimplentes poderão negociar as suas dívidas, de anos anteriores, com desconto de até 90% dos juros e multa.
___________
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05