IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Escola Estadual Visconde de Souza Franco é entregue à população totalmente reconstruída

Prédio abrigará novos espaços para a 8ª Unidade Seduc na Escola (USE), a Coordenação de Educação Especial (Coees) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)

O governador Helder Barbalho participou da entrega oficial da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, nesta terça-feira (25), em Belém. A unidade, que oferece a modalidade integral para o Ensino Médio, também passa a abrigar a sede da 8ª Unidade Seduc na Escola (USE), a Coordenação de Educação Especial (Coees) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Durante a agenda foram entregues ainda dois ônibus para pessoas com deficiência.

Já são 87 escolas estaduais devolvidas à comunidade escolar, desde 2019. “Lamentavelmente, apesar de ser uma escola muito tradicional, o abandono acabou gerando uma enorme evasão escolar. Ela já chegou a ter 7 mil alunos e hoje temos aproximadamente 200 alunos matriculados, por isso a decisão de investir na infraestrutura para que a escola possa voltar a ter a presença e entusiasmo dos nossos alunos. Além das salas de aula, aqui estaremos com o Centro de Atendimento Educacional Especializado com o olhar para os nossos autistas e atenção necessária para fortalecer o talento e discutir uma estratégia pedagógica a partir de cada aluno e aluna”, pontuou o governador.

Foram mais de R$ 2,4 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual, utilizados para garantir a reconstrução do prédio e a melhoria no ensino dos estudantes. 

A obra possibilitou a melhoria de salas de aulas, laboratórios de informática, linguagem, física, multidisciplinar e ciências humanas, sala de vídeo, dança, arte, jogos e educação física, estação de rádio, ateliê, direção, secretaria, sala dos professores, coordenação pedagógica, arquivo, auditório, camarim, copa, recreio coberto, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

A Escola Estadual Visconde de Souza Franco também vai abrigar, de agora em diante, a sede da 8ª Unidade Seduc na Escola (USE), a Coordenação de Educação Especial (Coees) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). 

A 8ª USE vai dispor de salas para a gestora, equipe técnica, equipe administrativa e equipe multiprofissionais. A Coees terá espaços para o PROFASS, NUPPLAC, NAEE, coordenação, sala de reunião, almoxarifado, cozinha e banheiros. Já o CAEE ocupará mais de 40 ambientes com intuito de garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Tradição

Fundada em 10 de julho de 1947, a Escola Estadual Visconde de Souza Franco foi construída pela Sociedade Civil Veterinária, com a proposta de ofertar os cursos Primário, Colegial, Secundário (que compreendiam as Ciências Matemáticas, Biológicas e Humanas), além do Curso Normal, que tinha o intuito de formar novos professores. Em 1974, com a implantação da Reforma de Ensino de 2º Grau, passou a ser chamada de Escola Estadual de 2º Grau Visconde de Souza Franco, mantendo as habilitações básicas nas áreas de administração, construção civil, saúde e técnica em magistério.

__________

Agência Pará