IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Belém será cidade referência em discussões climáticas em fórum pan-amazônico

O evento situará a capital no roteiro das cidades progressistas, que além de atrair a atenção internacional para a capital

Belém foi indicada para sediar, de 28 a 31 de julho de 2022, a décima edição do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). A estimativa é de que cinco mil pessoas participem do evento, com representantes dos países pan-amazônicos, do continente americano, da Europa e da Ásia, além de diversos estados brasileiros. 

Atenção internacional -  O evento situará a capital no roteiro das cidades progressistas, que além de atrair a atenção internacional para a capital, vai dar à população a oportunidade de entrar em contato com outros povos, outras culturas e com ideias avançadas que buscam transformar o mundo. Tudo isso, refletirá em benefícios para o turismo, o comércio e diversas cadeias produtivas, proporcionando emprego e renda.

A indicação para sediar o X Fospa, permitiu a associação da Prefeitura de Belém com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Secretaria Executiva do Fórum para realizar o Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas. O encontro reuniu, na capital, importantes cientistas de diversas áreas e detentores de conhecimentos tradicionais para dialogarem sobre como os ataques contra a sociobiodiversidade amazônica influenciam negativamente as mudanças climáticas no mundo. 

COP-26 - O Encontro de Saberes conduziu Belém à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - a COP-26, realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021. Na COP-26, o coordenador de relações internacionais da Prefeitura, Luiz Arnaldo, participou de mesas-redondas sobre a discussão do futuro das cidades, da defesa da floresta amazônica e seus povos. Na Assembleia Mundial pela Amazônia, realizada durante a Conferência, foi lida a Carta aprovada no Encontro de Saberes, em Belém.

Papel de relevância - O coordenador ressalta que a atual conjuntura de crise ambiental e mudanças climáticas trouxe para a Amazônia um papel de relevância no cenário internacional. “Dentro desse cenário o que tem feito a Coordenadoria de Relações Internacionais é exatamente situar Belém como uma cidade referência desse debate”, afirma Luiz Arnaldo.