IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Cabanagem celebra 187 anos com o sonho de uma sociedade mais justa

O Movimento Cabano foi a única revolução que levou o povo ao poder. Considerado um dos movimentos mais emblemáticos do Brasil, a tomada do Palácio do Governo pelos Cabanos completa 187 anos nesta sexta-feira, 7.

Homens, mulheres, indígenas, negros e caboclos participaram de uma das maiores revoluções do Brasil. Insatisfeitos com as opressões sofridas pela camadas populares, vários grupos se uniram para ascender ao poder e dar ao povo liberdade, dignidade, igualdade e libertação. 

A revolução durou entre os anos 1835 e 1840 e marcou a história do Estado do Pará e da cidade de Belém. Muita luta em busca de uma igualdade merecida e almejada por classes historicamente maltratadas e esquecidas.

Maior movimento popular do país

Segundo o historiador e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Alves, o movimento pode ser considerado o maior da história do Brasil. "Foi o maior movimento popular da história do Brasil até hoje e de cunho nitidamente revolucionário, pois contemplou três características, envolvimento popular, violência política e um novo projeto político", explicou.

Com o passar do tempo, a memória da Cabanagem foi perdendo força e espaço no meio popular e acadêmico. Segundo o historiador José Alves, a recuperação da memória do movimento veio a partir do primeiro mandato do prefeito Edmilson Rodrigues, entre os anos de 1996 e 2000.

"A Cabanagem só volta ao cenário paraense no primeiro mandato do Edmilson. Um mandato que tinha o objetivo de atender as demandas das camadas populares. Onde foi usado muito a identidade cabana". 

Memória - Vários espaços urbanos de Belém revivem o Movimento da Cabanagem, um dos mais conhecidos é o Memorial da Cabanagem, localizado no entroncamento, e produzido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

Mas, outros pontos da cidade também relembram a revolução, como a praça Batista Campos, nome de um dos líderes cabanos, as ruas dos 48 e 13 maio, que lembram datas marcantes, envolvendo o movimento, e a igreja das Mercês.

___________

Agência Belém