IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Sorteio define os pré-selecionados para os residenciais Maracacuera I e II

As famílias pré-selecionadas acompanharam o sorteio na Agência Distrital de Icoaraci

Em uma ação inédita, a Prefeitura de Belém transmitiu na tarde desta quinta-feira, 6, o sorteio para a definição das 600 famílias pré-selecionadas a receberem unidades habitacionais nos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II, no distrito de Icoaraci.  

A transmissão, ao vivo, contou com dois pontos. O primeiro, no auditório do Gabinete Municipal, no bairro de Nazaré, onde ficaram representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Ministério Público, Defensoria Pública e movimentos de luta pela moradia, que acompanharam o sorteio. Já o segundo local, foi na Agência Distrital de Icoaraci (Adic), onde as famílias pré-selecionadas puderam acompanhar.

Esforço para continuar as obras - O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, abriu a transmissão. O gestor municipal destacou o esforço feito pelo município para continuar as obras na área da habitação.

“Estamos buscando um novo financiamento para as obras do Paracuri. Conseguimos salvar várias obras. Uma é a retomada dos serviços que homenageia o primeiro secretário de habitação de Belém, Neuton Miranda, com 268 unidades. Em plena crise financeira, nos esforçamos para retomar as obras do Maracacuera I e II. Temos um governo que tem compromisso social e, pela primeira vez na história de Belém, esse sorteio será feito de forma transparente e democrática”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Acompanhando a transmissão - A Prefeitura de Belém, por meio da Adic e Sehab, buscou convidar pessoas inscritas no sorteio para acompanhar a transmissão ao vivo direto da sede da Adic. Foi o ponto físico para as pessoas que não têm cesso à internet. Participaram em média 20 famílias. Por meio da transmissão, as famílias puderam tirar dúvidas diretamente com o secretário de Habitação, que estava no gabinete.

Expectativa - Moradora do bairro da Campina, em Icoaraci, a autônoma Deuzarina Rosa estava na expectativa de ser sorteada. “Resido há mais de trinta anos em Icoaraci e sempre morei de aluguel. Moro com meu filho caçula e estou muito apreensiva para esse sorteio, espero ganhar minha casa”, comentou.

Sorteio - Todo o processo foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Belém e da Sehab. O sorteio foi feito de forma eletrônica e, por meio de um sistema, foram selecionados 400 nomes para o residencial Maracacuera I e, em seguida, o sorteio de 200 nomes para o Maracacuera II.

Mais lisura - O sistema do sorteio foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), para melhorar e dar mais lisura ao processo, explicou a analista de informação da companhia, Fátima Silva.

“O Viver Belém é um exemplo de sistema na área social, que nós trabalhamos muito na área de folha de pagamento, orçamento, então, esse programa traz pra nós uma experiência excelente na área social. É um orgulho para trabalharmos com esse projeto. São programados os critérios, regras que a Sehab nos dá, e criamos um banco de dados, que é um modo de inscrição, que está na internet, onde também é permitido fazer a atualização dos seus dados sem se descolocar para a Sehab”, explicou a analista.

Processo – Com os 600 pré-selecionados definidos, todos irão passar por um processo que envolve a entrega de documentação para a análise e aprovação, para ver se todos se encaixam no critérios do programa.

Para o representante do Fórum de Moradia, Delcides Silva, que acompanhou o sorteio do Gabinete Municipal, a transparência é um grande passo da Prefeitura de Belém para ajudar a acabar o déficit habitacional.

“O que aconteceu nesta tarde foi fundamental para iniciar um processo de erradicação do déficit de moradia na capital. Belém escreve, hoje, uma nova história, por fazer esse sorteio das famílias para serem contempladas com as unidades habitacionais de forma aberta, para que todos participem. Nós, do movimento, queremos e cobramos essa transparência”, concluiu o representante do Fórum.

Acesse as listas - As relações dos pré-selecionadas para os residenciais Maracacuera I e Maracacuera II estão disponíveis. Agora, essa pessoas vão passar por um processo de seleção com a Caixa e Sehab, onde terão que apresentar diversos documentos.

__________

Agência Belém