IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura retoma últimas etapas pendentes nas obras da Vila da Barca

Até o final de janeiro de 2022, espera-se dobrar o número de trabalhadores para a conclusão das obras

Para assegurar o andamento de todas as etapas do projeto habitacional da Vila da Barca, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), mobilizou toda a equipe técnica. E, depois de quase um ano de negociações com empresas, Caixa Econômica e o Ministério do Desenvolvimento Regional, garante, agora, três frentes de trabalho e mais de 60 operários na construção de mais de 200 moradias às famílias cadastradas.

Até o final de janeiro, a intenção é dobrar o número de trabalhadores, que também serão responsáveis por obras de saneamento e infraestrutura urbana na área. 

"É o resultado do compromisso dessa gestão municipal com a população e do zelo que temos com o dinheiro público", destaca o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.

O secretário explica, também, que houve um compromisso assumido pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que quer garantir as obras de moradia para quem mais precisa.

"Por isso, ele determinou prioridade nas ações e programas de habitação e nos mantemos empenhados para fazer isso acontecer", acrescenta o titular da Sehab. 

Histórico  - O Projeto de Habitação e Infraestrutura Urbana da Vila da Barca, idealizado pelo governo do Prefeito Edmilson Rodrigues, ainda nos anos 2000, foi dividido em três etapas de obras, que previam a construção de 634 unidades habitacionais, além de intervenções de saneamento, pavimentação, construção de reservatório de distribuição de água, praças, museu, cooperativa, centro cultural, feira/mercado, quadra poliesportiva e orla panorâmica. 

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Habitação realiza intensa negociação e já garantiu, após quitar dívidas atrasadas com as construtoras, ajustar os projetos com os agentes financiadores e realizar investimentos de recursos municipais. Com a reprogramação do projeto habitacional, a nova previsão para concluir as obras é o final de 2022. 

Esperança - "A gente acredita que a obra vai andar, está em movimento. Fazia tempo que eu não via tanto funcionário dentro desse canteiro (de obras)", comemora Jorge Martins, morador da comunidade que faz questão de acompanhar de perto o avanço do projeto habitacional.

__________

Agência Belém