IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura promove Natal solidário e ação ambiental em Mosqueiro

Thiago Ismaeli, agente de trânsito e Papai Noel improvisado fez a alegria das crianças do assentamento Dorothy IIA Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), promoveu ação dupla de Natal solidário, com distribuição de brinquedos e lanches, e lição de preservação do meio ambiente, com coleta de garrafas plásticas entre as crianças do assentamento Irmã Dorothy Stang II, localizado na PA – 391, de acesso ao distrito.

No local, vivem centenas de famílias que foram bastante impactadas pela pandemia da covid-19 e ficaram sem condições financeiras de comprar o presente de natal das crianças.

A líder da comunidade, a aposentada Doratilamor da Silva Gomes, 69, disse que talvez a ação da Agência Distrital seja a única desse período tão importante à turma pequena.

“Estou muito grata pela Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital, lembrar da gente e ter promovido esse dia tão especial com brincadeiras, lanches e presentes para nossas crianças”, afirmou.

A programação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 23, antevéspera de Natal. A alegria invadiu o espaço com brinquedo pula-pula, banho de piscina, atividades lúdicas e lanches. A chegada do Papai Noel traduziu a magia do natal no olhar de cada criança.

“É muito gratificante poder realizar o sonho de uma criança; eu estou muito emocionado”, contou o agente de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago Ismaeli, que vestiu a fantasia do Papai Noel para dar mais brilho à programação.

Preservação ambiental e solidariedade

O evento abriu a agenda positiva do Núcleo de Educação Ambiental da Admos (NEA) - criado recentemente pela agente distrital Vanessa Egla, com a finalidade de formular pequenas práticas e campanhas de esclarecimento sobre a necessidade das coletas seletivas do lixo e material reciclável, como plástico, papel e alumínio, que rendem dinheiro às cooperativas instaladas em Mosqueiro.

Para a mobilização no assentamento Dorothy II, o núcleo recebeu apoio da Guarda Municipal de Belém e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que doaram presentes às crianças e marcaram presença no local.

Segundo o coordenador do NEA, Nonato Rodrigues, outras comunidades localizadas nos arredores de Mosqueiro também vão receber a programação em datas futuras.

A primeira ação foi aprovada pela comunidade. Desde cedo, a rua União estava movimentada com as mães e suas crianças. A dona de casa Ingrid da Costa, 20, mãe de duas crianças, afirmou que os presentes chegaram na hora certa, pois, até esta manhã, 23, antevéspera do natal, ela não tinha dinheiro para comprar as lembranças dos filhos.

“Eu moro em Belém e vim passar o natal e o ano novo com minha mãe aqui no Dorothy e graças a Deus, meus filhos ganharam os presentes”, destacou.

Outra contemplada foi a jovem Juliane Sousa, 21, mãe do pequeno Daniel, de dois anos. “Muito boa essa brincadeira, por que eu não trabalho e nem sabia como seria pra comprar o presente do meu filho. Muito obrigada”, completou.

Resíduos sólidos

Além do ato solidário de natal, a ação focou na necessidade de preservação do meio ambiente. As coletas seletivas de material reciclável são as melhores alternativas para deixar Mosqueiro limpa. O hábito precisa ser incentivado, como explicou o diretor de Turismo e Eventos, Georgenor Kalife e o educador Rogener Peniche, durante a conversa com a comunidade.

Com a criação do NEA, a agente Vanessa Egla espera reduzir o número de embalagens plásticas jogadas na areia das praias de Mosqueiro e, para isso, conta com a participação da comunidade.

Na Agência Distrital, os servidores são incentivados a reduzir o uso dos copos descartáveis e trazer de suas casas as garrafas pets, latinhas de alumínio e papel. Todo material coletado será destinado às cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras de material reciclável de Mosqueiro.

Festa – Para as crianças, a lição da preservação ambiental não poderia ser melhor. Mais de 60 crianças participaram das brincadeiras e ainda ganharam presentes do Papai Noel, lanches e muito carinho. 

__________

Agência Belém