Depois de dois anos Círio de Mosqueiro volta ao formato original, mas ainda sem a corda.O Círio em louvor à Nossa Senhora do Ó, padroeira do distrito de Mosqueiro, reuniu mais de dez mil romeiros, na manhã deste domingo, 12. A festa também foi marcada por emoções, gratidão e muitas homenagens no percurso, que saiu da capela do Sagrado, no Chapéu Virado, às 7h30, chegando à igreja Matriz, na Vila, após quatro horas de caminhada sob sol forte e muita fé.
O coordenador do Círio 2021, Fernando Fernandes, avaliou positivamente o evento. "Foram respeitadas as normas sanitárias e nossa procissão se adaptou e tudo foi tranquilo. Foi um Círio tranquilo e de muita gratidão", disse.
O Círio de Mosqueiro completou 136 anos e voltou ao formato tradicional, mas sem a corda, após dois anos. Todos os demais elementos da procissão estavam presentes como a barca das promessas, carro de anjo, terço dos homens e a Guarda da Santa. O pároco, Cristóvão Freitas, acompanhou a caminhada ao lado das crianças e religiosos.
A Escola de Samba Peles Vermelhas rendeu homenagens em frente à sede da agremiação, na rua 15 de Novembro. Segundo a presidente da escola, Maria Inês Raiol, o samba deu mais alegria à procissão e ao sentimento de amor e devoção à padroeira. "Estamos pedindo pela nossa ilha e que Nossa Senhora possa nos abençoar", disse emocionada.
Romeiros levaram fé e devoção pelas ruas de Mosqueiro neste domingo.A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, Secretarias de Saneamento e de Meio Ambiente, colaboraram com a realização da festa promovendo limpeza das vias, poda de árvores e tapa-buracos.
A caminhada encerrou com a tradicional benção da imagem em frente à igreja Matriz, onde uma multidão de fiéis aguardava a chegada da procissão que este ano somou 136 anos de devoção e amor à padroeira de Mosqueiro. A festividade segue até o dia 19, com shows culturais na Praça da Vila.
___________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05