Trabalhadores da Sesan realizam operação tapa-buracos nas ruas e avenidas de Mosqueiro para deixar o local mais acessível ao lazer, turismo e eventos culturaisO distrito de Mosqueiro vai realizar no próximo domingo, 12, o 136º Círio em Louvor à Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha. O tema do círio 2021 é: Maria, Mãe da Evangelização – a conversão pastoral a serviço da igreja.
A coordenação da festa católica espera reunir milhares de fiéis e visitantes em caminhada pelas principais ruas de Mosqueiro, sem a tradicional corda para evitar aglomerações e redobrando os cuidados com uso de máscaras e higienização das mãos.
O cônego Cristóvão Freitas, pároco da igreja de Nossa Senhora do Ó, aguarda um círio de paz, de renovação da esperança e de reanimação da fé dos devotos.
“A ciência está fazendo sua parte com vacinação, mas nós precisamos fazer a nossa, nos vacinando, sendo prudentes, usando máscaras e confiando em Deus para superarmos tudo que foi impactado pela pandemia”, afirma.
A devoção à Nossa Senhora do Ó chegou a Mosqueiro com os portugueses por volta de 1952, década da instituição da paróquia, que funciona na praça da Vila ou da Matriz como é mais conhecida, sendo portanto, mais antiga que a elevação de Mosqueiro a vilarejo e à criação do distrito, que este ano festejou 126 anos, no mês de julho passado.
O Círio volta às ruas com caminhada, mas sem a corda, símbolo da fé católica em romarias marianas. Em 2020, a romaria foi adaptada, cheia de restrições e realizada dentro do que preconizava o decreto estadual de contenção da covid-19 no estado.
Para este ano, a festa promete ser maior. A coordenação do círio conseguiu realizar todas as agendas de visitação da imagem peregrina em escolas, órgãos públicos e famílias de Mosqueiro. “As visitações antecedem ao Círio e servem de preparativos à festa. Estamos muito confiantes que nossa comunidade vai participar do círio com fé e emoção”, aguarda o pároco.
Além da agenda religiosa, a festa em louvor à Nossa Senhor do Ó segue uma programação cultural de 11 a 19 de dezembro com atrações artísticas na Praça da Vila.
A igreja da Matriz também já está ornamentada com as luzes do natal. A trasladação ocorrerá neste sábado, 11, de 18h às 22h30, saindo da igreja da Matriz até a capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado, de onde sairá o círio na manhã de domingo, às 7h.
Visando a segurança e maior acessibilidade dos romeiros e turistas, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital, Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB), reuniu uma força-tarefa para promover as ações de limpeza, poda e plantio de árvores em pontos de passagem da romaria.
Avenida 16 de Novembro, tradicional corredor do Círio de Mosqueiro, recebeu serviços de limpeza, pintura e poda de árvores nesta sexta-feira, 10Os trabalhos começaram há mais de duas semanas com as ações da rua XVI de Novembro, rua XV de Novembro – entre Pampolha e Lauro Sodré.
A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, afirma que o círio de Mosqueiro é um momento importante para a religiosidade, mas também de festa, confraternização das famílias e de movimentação do turismo, um dos segmentos econômicos mais impactados pela pandemia da covid-19.
“O círio de Mosqueiro marca o retorno das atividades econômicas, sociais, religiosas e esportivas de Mosqueiro e esperamos um bom público neste domingo para prestigiar Nossa Senhora, mas também aproveitar as delícias das praias e da gastronomia da ilha”, afirma a gestora.
Trasladação - dia 11 - sábado
Saída da imagem às 18h30 - Igreja Matriz
Chegada à Capela do Sagrado - Chapéu Virado
Procissão do círio
Saída da Capela do Sagrado – às 7h
Chegada à igreja Matriz – Vila - às 11h.
__________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05