Esta terça-feira, 16 de novembro, foi especial para 11 mil crianças da educação infantil da rede municipal de ensino de Belém, que retornaram 100% presencialmente às salas de aulas, após o cumprimento do calendário de retorno gradual e escalonado, determinado desde o mês de setembro pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), no Plano de Retorno das Atividades Presenciais para o Ano Letivo 2021. A volta às aulas presenciais ocorre com a adoção de medidas de biossegurança contra a covid-19.
A dona de casa Flávia Modesto, de 18 anos, deixou o filho, Lorenzo Gabriel, de 1 ano e 2 meses, bem cedo na Unidade de Educação Infantil (UEI) Wilson Bahia de Souza, no bairro Curió-Utinga. O bebê, que é atendido em tempo integral, agora vai poder ficar todos os dias na escola.
Com a criança em segurança e dando os primeiros passos da vida escolar, Flávia conta que poderá voltar a estudar. “Vou começar um curso de informática e, assim, o dia fica mais livre para mim. Minha mãe vem buscar ele e aí eu não fico muito aperreada. Eu confio nesta creche, minha prima estudava aqui”, contou.
Assim como Flávia, muitas outras mulheres esperavam ansiosas pelo retorno total do atendimento na educação infantil, destinado a crianças de 0 a 5 anos. A artesã Valdirene Souza, avó de Ana Cecília, de 1 ano e 5 meses, e Arthur Lucas, de 3 anos, agora poderá dar conta do trabalho que se acumula em casa. “O retorno 100% vai me ajudar bastante. Eu já estava precisando mesmo que eles viessem todo dia para a escola, para eu poder ter tempo de trabalhar. Tenho bastante coisa para fazer e com eles aqui já fica bastante viável para mim”.
A diretora da UEI Wilson Bahia de Souza, Maria Paula Maia, deu as boas-vindas aos alunos. “Estamos muito felizes e preparados para recebê-los de forma presencial, todo os dias, com toda segurança”, disse.
A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, informou que das 203 unidades de ensino de Belém, 153 ofertam turmas de educação infantil. Destas, 80 retornaram integralmente com o ensino presencial nesta terça; 42 delas retornaram presencialmente com 50% dos alunos; e 31 unidades não terão retorno presencial, por enquanto, porque estão em obras.
Márcia Bittencourt destacou que este retorno só está sendo possível graças às medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belém. “Voltamos com 100% dos nossos trabalhadores da educação vacinados”, lembrou.
As unidades escolares seguem a Cartilha de Orientações Gerais de Boas Práticas de Higiene e Prevenção à Covid-19, produzida pela Semec. E todas as unidades de educação infantil ganharam do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), parceira da Prefeitura de Belém, estações de lavagem de mãos infantis.
Guardiões - As escolas contam ainda com o aplicativo Guardiãs e Guardiões da Saúde na Educação, criado, em parceria da Semec, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O app monitora casos de covid-19 nas unidades e, também, outros adoecimentos, garantindo atendimento para alunos, trabalhadores da educação e familiares deles.
“A Sesma treinou dois guardiões em cada escola, para que, se ouvirem dizer que alguém está com covid-19, eles possam informar pelo aplicativo, e aí a Sesma vai à unidade fazer o teste e afastar e acompanhar as pessoas. Essa é uma possibilidade de voltar com biossegurança, e Belém é a única capital que está fazendo isso nesse retorno das aulas presenciais”, explica a secretária municipal de Educação.
O retorno presencial em 100% das demais modalidades de ensino está previsto para as seguintes datas:
- Segunda-feira, 22: Ensino Fundamental (Ciclos I, II) e 1ª e 2ª Totalidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai);
- Segunda-feira, 29: Ensino Fundamental (Ciclos III, IV) e 3ª e 4ª Totalidades da Ejai.
___________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05