IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Mosqueiro é palco do lançamento do Teste Censo 2022

Por estar mais próximo da capital paraense e pela receptividade da comunidade, o Distrito de Mosqueiro foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para lançar, oficialmente, o Teste Censo 2022. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, quando também começou o trabalho dos recenseadores no bairro da Vila. O resultado será o raio X do que o Instituto precisará para realização do grande censo, pré-agendado para o dia 1º de junho de 2022 em todo o País.

Uma equipe de 40 profissionais, sendo 13 recenseadores, já está na ilha coletando as informações disponibilizadas em dois questionários distintos. Os trabalhos seguem até o dia 22 de dezembro.

O Teste Censo 2022 é o primeiro trabalho do IBGE na modalidade presencial ainda no contexto da pandemia. A solenidade de lançamento reuniu o chefe da Unidade do IBGE no Pará, Rony Elder Cordeiro; o coordenador técnico da pesquisa, Luiz Cláudio Martins, e Maria Luisa Pimenta, representante da Diretoria de Geociência do IBGE/Rio de Janeiro, além de Márcio Ivan Ponte, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), representando o governador Helder Barbalho, e Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro e representante do prefeito Municipal de Belém, Edmilson Rodrigues.

O teste censo 2022 será realizado no bairro da Vila nos meses de novembro e dezembro. Segundo Luis Cláudio Martins, a ação visa promover o conhecimento da metodologia das pesquisas de campo, além de engajar a população e testar os equipamentos de coleta, sistema de informatização da operação censitária e os equipamentos de proteção individuais (EPI’s).

Ele chama atenção ainda para o trabalho de abordagem e de identificação dos agentes nas residências. Serão 13 agentes censitários que estarão identificados com coletes, bonés, bolsas, crachás e um aparelho de smartphone. O tempo aproximado da pesquisa é de sete a dez minutos.

Os questionários, continua o coordenador, discorrem sobre informações básicas das famílias como cor, denominação sexual, renda e empregabilidade e, um segundo questionário é mais detalhado, abordando um conteúdo socioeconômico como bens duráveis, por exemplo.

A expectativa é por um trabalho com grande participação popular. “Estamos felizes, otimistas e cheios de vontade de trabalhar, considerando que este teste será nossa primeira missão presencial ainda na condição de pandemia, mas queremos fazer o melhor e deixar a população já pronta, sensibilizada para o grande censo de 2022”, disse o chefe da unidade paraense do IBGE, Rony Elder Cordeiro.

“Nossa gratidão pelo apoio da prefeitura de Belém. A sede da Agência Distrital será o ponto de referência do IBGE durante a realização do Teste Censo 2022 no distrito”, completou.

Importância – Os números censitários baseiam a montagem do planejamento das políticas públicas. De acordo com Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro, o trabalho do IBGE será importante para que o município de Belém possa atuar de maneira mais direta no atendimento populacional, sobretudo, nas esferas da educação, saúde, segurança e saneamento básico.

Os últimos números do Censo de 2010 apontam Mosqueiro com 27 mil habitantes, mas o Tribunal Regional Eleitoral já tem 33 mil eleitores aptos a votar e a ilha de Mosqueiro, durante a pandemia, recebeu muitos moradores que escolheram como domicilio definitivo.

“Com essas contas você observa uma defasagem muito grande, de 12 anos de atraso por que não o censo não foi realizado no período que deveria, por isso, eu parabenizo a equipe do IBGE e me coloco à disposição para auxiliar nas ações”, disse a gestora de Mosqueiro.

O representante do Governo do Estado, Márcio Ivan Ponte, também referendou as pesquisas do IBGE como sendo a base das políticas públicas de toda natureza, incluindo, até cálculo para distribuição da cota-parte de ICMS dos municípios. “Somos um grande admirador do trabalho do IBGE e o Governo do Estado é parceiro e se dispõe também a colaborar para o êxito desse trabalho, divulgando em todos os 144 municípios do Estado do Pará a realização do grande censo 2022”.

Abordagem – O evento teste do IBGE foi  na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, entre os meses de setembro e outubro. Já a Ilha de Mosqueiro entra nessa segunda fase como sendo o único lugar no território paraense a receber as ações.

Segundo Maria Luisa Pimenta, que esteve participando os trabalhos no Rio e já está em Mosqueiro, o momento é de grande satisfação e servirá para elucidação das dúvidas dos questionários, equipamento e sistema. “Por conta do atraso na realização censo brasileiro, esse retorno ao campo é uma grande honra para todos nós”.

Serviço - Para quem vai receber os recenseadores é importante conferir o crachá, fotografia, colete e identidade. Eles estarão sozinhos ou acompanhados por um (a) supervisor (a). A aplicação dos questionários deve levar de 7 a 10 minutos. As dúvidas e maiores informações podem ser obtidas no site censo2022.ibge.gov.br ou 0800-721-8181 ou na Agência Distrital de Mosqueiro.

___________

Agência Belém