IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Escola de Samba lança enredo em homenagem à professora Zélia Amador

″Eu não espera por isso, mas que bom que aconteceu, porque esse enredo trata da ancestralidade e da diáspora africana no mundo″, disse a professora Zélia Amador, sobre a homenagem.Representatividade e resistência. Estas são as principais temáticas do enredo da Escola de Samba Os Colibris, que traz uma homenagem especial à artista, militante do movimento negro e professora universitária, Zélia Amador de Deus.

"Eu não espera por isso, mas que bom que aconteceu, porque esse enredo trata da ancestralidade e da diáspora africana no mundo. Significa que não podemos deixar passar tudo aquilo que pode representar resistência. Tudo aquilo que pode representar vida. Tudo aquilo que pode representar continuidade", afirmou. 

O lançamento do enredo aconteceu neste sábado, 16. Na ocasião, o professor de artes e carnavalesco, Paulo Anete, ressaltou a importância de trazer para o samba a história de Zélia. "Hoje nós estamos aqui dando o primeiro passo institucional, rumo ao nosso trabalho de fazer essa homenagem", disse o carnavalesco.

"Além de fazer essa homenagem para a Zélia, nós fazemos do nosso próprio trabalho mais um grito para que as pessoas conheçam um pouco mais quem são esses herdeiros e herdeiras que defendem, com unhas e dentes, os direitos por uma sociedade mais igual, mais humana. Então, essa que é a proposta do enredo", destacou.

Jhonnes Rafael e Cíntia Luna, 1º casal de Mestre sala e Porta Bandeira do Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os ColibrisComo mulher e presidente de honra da escola de samba, Tatiana Meireles se sente honrada em fazer essa homenagem para a escola. "É uma satisfação imensa poder ter a honra de homenagear essa mulher guerreira. Essa mulher que tem uma representatividade, mundialmente. É orgulho para os colibris se fazer representar por ela, que é uma figura importante do estado do Pará", afirmou. 

Figura marcante e representativa - Zélia Amador de Deus é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Para ela, receber essa homenagem é dar continuidade à história do povo negro.

Agremiação carnavalesca - A Escola de Samba Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Os Colibris foi fundada em 10 de março de 2002. A agremiação desenvolve trabalhos voltados para o exercício da cidadania, lazer e entretenimento de jovens, adolescentes e adultos de sua comunidade, contribuindo para a inclusão social e melhorando a qualidade de vida de seus integrantes e comunidade participante.

__________

Agência Belém