IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Círio reúne cerca de 400 mil pessoas nas ruas do centro de Belém

Detran e Semob fecharam as vias para impedir o fluxo de veículos e resguardar a vida dos fiéis

Um Círio diferente do realizado em anos anteriores, quando o mundo não vivia a pandemia do Coronavírus, mas especial pela flexibilização que proporcionou aos devotos exercitar a fé e rever nas ruas e nos céus o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. É desta forma que pode ser definido o Círio 2021, conhecido por muitos como o "Natal dos paraenses".

Com o avanço da vacinação e a queda no número de novos casos no estado do Pará, o Círio deste ano trouxe novidades, como o traslado de ida e volta, na sexta-feira (08), da imagem peregrina da capital para o município de Marituba e no domingo, como o esperado,  mais pessoa nas ruas, o que exigiu dos órgãos segurança pública uma atenção redobrada. 

No domingo (10), data maior de celebração dos devotos de Nossa Senhora, o Sistema de Segurança Pública estimou um público de aproximadamente 400 mil pessoas, preliminarmente, faltando ainda o dado final ser consolidado, pelo corredor que percorreria a imagem na berlinda, totalizando um percurso de 3 km. 

O planejamento inicial não contemplava o fechamento das vias, uma vez que não teria procissões oficiais, porém, na noite do sábado e a manhã de domingo, policiais militares, guardas municipais de Belém, do Detran e da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fecharam as vias para impedir o fluxo de veículos e resguardar a vida dos fiéis. Conforme o público ia avançando, as vias tomavam o seu fluxo como de costume. 

Ocorrências

Nos seis postos da Cruz Vermelha instalados no percurso, apenas uma ocorrência de maior potencial foi registrada. Uma pessoa apresenta sintomas característicos de um Acidente Vascular Isquêmico e foi conduzida até o Pronto Socorro Municipal. As polícias Civil e Militar não computaram nenhuma ocorrência agravante.