A vereadora Bia Caminha (PT) protocolou no dia 10 de agosto, na Câmara Municipal de Belém (CMB), um requerimento para a realização de Sessão Especial com o objetivo de debater sobre as linhas de ônibus dos bairros de Belém que fazem o itinerário até os campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A demanda surgiu a partir da solicitação de universitários que procuraram o mandato da vereadora.
O requerimento entrou para a votação na manhã desta segunda-feira (04) e após os votos contrários dos vereadores Miguel Rodrigues (PODEMOS), Roni Gás (PROS) e Neném Albuquerque (MDB), o vereador Bieco (PL), que presidia a sessão, deliberou a suspensão da votação, sem respeitar o regimento interno que garante que as proposições sejam votadas após entrar em regime de votação.
Frota de ônibus insuficiente - Localizada no bairro do Guamá, somente a UFPA tem possui mais de 50 mil estudantes matriculados, tornando o quantitativo das linhas de ônibus insuficientes para a atual demanda da comunidade acadêmica, principalmente nos horários de fluxo intenso em que os trabalhadores e estudantes necessitam de transporte público.
Além disso, a falta de transporte público afeta diretamente na permanência dos estudantes na universidade, assim como, no desenvolvimento acadêmico e na saúde mental dos universitários.
Para a vereadora Bia Caminha, que também é a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Belém, “é inaceitável que em um Estado Democrático de Direito, onde eu exerço a legislatura como vereadora de Belém, alguns vereadores atuem covardemente para impedir que nossas proposições sejam votadas. Nossa luta é em defesa da qualidade de vida dos nossos estudantes, do acesso ao transporte público, gratuito e de qualidade à todos e todas”, lamentou a parlamentar.
ABSURDO! A câmara de Belém BOICOTOU a votação de sessão especial para discussão do transporte público para UFPA e UFRA hoje!
— Bia Caminha (@beatrizcaminha) October 4, 2021
(+) pic.twitter.com/vJ6Qny4RDT
18/11/2024 | 20:24
29/09/2024 | 13:11
25/08/2024 | 07:42