IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Conveniências, bares e casas de shows são autuadas e fechadas por poluição sonora e perturbação do sossego

Equipes percorreram um distrito e vários bairros de Belém constatando diversas irregularidades

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), deflagrou, na noite do sábado (02), a Operação "Glosbe", cujo objetivo foi de combater o crime de poluição sonora e perturbação do sossego alheio ocorrido em lojas de conveniências, bares e casas de shows, denunciadas via disque-denúncia 181 e 190. 

Segundo denúncias recebidas, além do intenso barulho praticado nesses locais, há também relatos de que em alguns estabelecimentos há incidência de aglomerações nas calçadas, o que tem prejudicado o bem estar da população, e até mesmo o trânsito, além de outros delitos, como tráfico de drogas. 

A ação teve início às 22h30, onde as equipes percorreram os bairros da Marambaia, Parque Verde, Coqueiro, Marco e Distrito de Icoaraci. Durante a ação, foram efetuadas várias abordagens e verificação de estabelecimentos, resultando em duas autuações em flagrantes pelo crime de alcoolemia, 30 aplicações de multas, sendo 28 motocicletas e dois carros, destes, nove foram apreendidos, além de cinco estabelecimentos fechados, alguns por falta de licença para funcionamento, ocupação irregular de calçadas, licenças vencidas e descumprimento de decreto estadual. As equipes aplicaram também autuações administrativas com intimações para procedimentos policiais. 

Para o titular da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal, Delegado Waldir Freire, ações como essa continuarão sendo promovidas visando a orientação e repressão  para que a paz social permaneça.  

"Essa é uma das ações que a Demapa vem realizando para fiscalizar as denúncias sobre os níveis de poluição sonora, os quais estão causando danos a sociedade e meio ambiente, além do bloqueio de vias públicas, aglomerações de pessoas e perturbação do sossego alheio. Ressaltamos que para quem comete o crime de poluição sonora culposa a pena é de três meses a um ano e a dolosa é de um ano a três anos de reclusão", disse o Delegado Waldir. 

A operação conjunta teve a participação de equipes da Polícia Militar (PM), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Guarda Municipal de Belém e Ordem Pública. 

__________

Agência Pará