Eveline Maia, vai comandar a Diretoria de Futebol do PaysanduPara encerrar com chave de ouro o mês do combate à violência contra a mulher, o Paysandu anunciou a criação da Diretoria da Mulher no último dia do Agosto Lilás. É um departamento específico voltado para o público feminino, para ampliar e reforçar as lutas travadas pelas mulheres, principalmente no futebol.
Eveline Maia, conselheira do Alviceleste, foi escolhida como a diretora da Mulher, e o resto da diretoria é formada por Ada Menezes, Viviane Guimarães, Rossella Oddenino e Ana Carolina Brito.
“A ideia surgiu em uma reunião do conselho deliberativo, pois se lá no condel já existia esta comissão, seria ideal que também houvesse essa representação dentro da diretoria executiva. Na mesma hora, o presidente Maurício topou e iniciamos a construção da diretoria da mulher do clube, iniciativa pioneira no Norte do país”, explicou Eveline.
A existência de um departamento assim é necessária para o clube ter “um olhar específico para as torcedores, funcionárias e atletas”, segundo a diretora. “Sabemos que hoje a mulher vive o futebol e também tem dentro dele seu sustento, com isso, entendemos que era fundamental que acolhêssemos essas mulheres que também constroem o Paysandu todos os dias.”
“Nós vamos atuar no social e no futebol feminino, em busca de parcerias para a realização de capacitações profissionais gratuitas. Obter junto de hospitais e clínicas especialização descontos ou parcerias para exames preventivos de mamografia. Fazer ações trimestrais com os órgãos responsáveis sobre campanhas contra o assédio e machismo nos estádios, além de melhorias nos banheiros do estádio para nos receber”, apontou Maia.
Pensando em criar um ambiente mais confortável para as mulheres nas arquibancadas, Eveline relata como a Diretoria vai agir: “Nosso papel será no empoderamento delas dentro dos estádios, atuando tanto no combate ao machismo, como também contra o assédio que nós mulheres ainda vivemos. É preciso entender de uma vez por todas que a mulher é protagonista e também tem voz dentro dos estádios e dentro do clube. Precisamos ocupar espaços que antes eram predominantemente masculino. Isso já era. O futebol também é lugar de mulher e a nossa diretoria representa isso. Esperamos que outros clubes façam o mesmo.”
Em setembro, a Diretoria da Mulher do Paysandu já tem seu primeiro compromisso. “Participaremos de uma conferência da coordenadoria da mulher que irá falar sobre políticas públicas voltadas à mulher no município de Belém”, contou Eveline. E, além disso, terão ações junto ao Sebrae/PA no Outubro Rosa e campanhas contra o machismo e assédio.
Dentro das quatro linhas, o novo departamento ficará responsável pelo futebol feminino do clube, atuando em busca de patrocínios e focando na valorização das atletas.
__________
Metrópoles
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05