A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Núcleo de Hidrometeorologia, informa que o mês de agosto apresenta um dos menores acumulados de chuvas do ano no Pará, o que está entre os motivos da elevação das temperaturas no estado. O menor índice pluviométrico ocorre no mês de novembro.
As regiões Sudeste e Sudoeste paraense (Sul do Pará) são as que apresentam maiores temperaturas nesse período, onde termômetros apontam de 36°C/37°Celsius (C), consideradas normais no mês de agosto. No dia 11 deste mês foi registrada a temperatura de 39,7°C na estação meteorológica no município de Conceição do Araguaia.
A faixa Norte do Pará ainda está em processo de transição. A Região Metropolitana de Belém, por exemplo, tem no mês de agosto totais de chuvas, em média, em torno de 135 mm. Até esta sexta-feira (13), está registrado 137,5 mm, que ultrapassa a média histórica. O Nordeste do estado também presencia chuvas acima da média.
De acordo com a meteorologista da Semas, Pamela Ávila, até 17 de agosto as chuvas serão intensas e de forma irregular, com volumes diferentes em áreas da cidade de Belém. “A partir de 17 de agosto até o final do mês, as chuvas continuam de forma isoladas, mas passageiras. Temos o pico nos horários entre 17 h e 20h. Em todo o estado, essas chuvas estão associadas a instabilidades no oceano Atlântico”, explica.
O prognóstico para os próximos meses indica que o mês setembro funciona como transição no Sul do Pará, quando acontecem as primeiras chuvas. Nos meses de outubro e novembro, nessa região, as temperaturas diminuem e os termômetros vão registrar máximas de 31°/32°C.
Na faixa Norte, as temperaturas em torno de 33°/34°/35° devem perdurar até o mês de outubro e início de novembro. A redução da temperatura nessa região do estado deve acontecer entre novembro e dezembro. Em Belém, as temperaturas máximas, em agosto, têm alcançado de 34°C/35°C, principalmente nos dias sem registro de chuvas.
__________
Agência Pará
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11