IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Suspeita de violação de regra antidoping tira Tandara das Olimpíadas

O teste teria sido realizado em um período fora de competição

Tandara está fora das Olimpíadas e voltará ao Brasil Tandara está fora das Olimpíadas e voltará ao BrasilA oposta da seleção brasileira feminina de vôlei Tandara Caixeta, 32, está cortada das Olimpíadas de Tóquio e retornará ao Brasil.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) informou na noite desta quinta-feira (5) ter recebido uma notificação da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) sobre a suspensão provisória da atleta por potencial violação de regra antidoping.

A nota não especifica qual seria a violação. O teste, de acordo com o COB, foi realizado em um período fora de competição, no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. Não há nenhum outro caso pendente. Todas as jogadoras foram testadas na cidade fluminense, e o resultado de Tandara foi o único positivo.

"A gente entendeu que desde já a Tandara tinha de retornar ao Brasil, para que não tivesse influência sobre o grupo, que foi comunicado em conjunto pelo treinador da seleção", afirmou Marco La Porta, chefe do COB no Japão, à Folha. "Tenho certeza de que o grupo vai entender a situação. São jogadoras experientes e vão entrar focadas no jogo de hoje."

 A seleção disputa contra a Coreia do Sul uma vaga na decisão dos Jogos de Tóquio às 9h desta sexta (6). Na partida de quartas de final, realizada na quarta (4), Tandara não vinha bem e foi substituída por Rosamaria, que se tornou o principal destaque da vitória brasileira diante das russas. Natália, que atua como ponteira, também pode fazer a posição de oposta.

Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) lamentou que "a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento". A entidade também afirmou aguardar os resultados dos trâmites processuais, "cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial".