IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Governador nomeia novo defensor público-geral do Estado

Informatização de serviços e contratação de defensores públicos serão prioridade na Defensoria Pública

Deputado estadual Igor Normando; João Paulo Gonçalves Ledo, novo defensor-geral do Estado; governador Helder Barbalho; e Ricardo Seffer, procurador-geral do EstadoO governador Helder Barbalho oficializou, nesta quarta-feira, 27, a escolha de João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo para o cargo de defensor público-geral do Estado do Pará. O chefe do executivo estadual manteve a tradição de escolha do primeiro colocado da lista tríplice respeitando, portanto, o desejo da categoria. A nomeação será publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 28.

Por conta da pandemia, a votação deste ano, que ocorreu no último dia 22, foi realizada de forma virtual, com a utilização do Sistema Vota-Net, cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o novo defensor público-geral, João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo, a nova gestão vai focar em dois pontos principais: a contratação de novos defensores públicos, para suprir a necessidade de municípios do interior e a informatização dos serviços. “A Defensoria Pública é uma instituição fundamental para a sociedade, principalmente para a população mais carente – seja na orientação de direitos e também no acesso à justiça”, explicou.

Por conta deste período de pandemia, e em cumprimento a portaria de nº 71/2020, de 19 de março de 2020, a Defensoria Pública suspendeu os atendimentos de forma presencial ao público nos núcleos e unidades administrativas da instituição, em todo o Pará.

Ainda de acordo com João Paulo Ledo, a equipe de transição vai trabalhar para a retomada do atendimento presencial, “levando em consideração o momento de cada município nesse período de pandemia e sempre com a proposta de melhorar ainda mais o atendimento à população”, finaliza.
A posse do novo defensor público-geral está marcada para o dia 24 de junho, quando termina o mandato de Jeniffer de Barros Rodrigues.

Conselho

Ainda no dia 22 de maio foram eleitos também os novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, que ficou da seguinte forma: 1ª Entrância: Renan França e Beatriz Reis, 2ª Entrância: Juliana Oliveira e Domingos Lopes, 3º Entrância - Bruno Braga e Alexandre Bastos. Ainda, os conselheiros da Entrância Especial: Carlos Souza e Antônio Carlos Monteiro. Os defensores públicos Walbert Pantoja e Vanessa Araújo ficaram como suplentes.

_________

Agência Pará