IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Seduc disponibiliza caderno de atividades para alunos da rede pública estadual

A Secretaria de Educação do Pará reforça estratégias pedagógicas para garantir o direito ao ensino-aprendizagem mesmo com os alunos fora das salas de aulas

Aluna da 3ª série do ensino médio no Brigadeiro Fontenele, Terra Firme, recebe caderno de atividades para as aulas em casaEm continuidade ao protocolo de biossegurança recomendado pelos órgãos de Saúde para conter o avanço do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) segue com suas aulas e atividades não presenciais, através do movimento Todos Em Casa Pela Educação, que assegura atividades por meio digital, ou não. Desde o início do ano letivo com atividades não presenciais, em 3 de fevereiro de 2021, as escolas estaduais iniciaram também a entrega do caderno de atividades impressos para os alunos da rede. 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Izabel, em Ananindeua, é uma das unidades de ensino que já iniciou a entrega dos cadernos de atividades para os pais ou responsáveis dos alunos que cursam o ensino fundamental. 

Priscila do Rozário, mãe das alunas, Victoria de 9 anos e Ingrid do Rozário de 6 anos de idade, do 4ª e 1ª anos do Fundamental, respectivamente, conta que as filhas estavam ansiosas pelo retorno do ano letivo.

"A minha filha mais nova está louca para voltar a estudar, quer comprar a roupa da escola, encontrar os amiguinhos, mas expliquei que ainda não será possível esse retorno presencial. Já a mais velha, está com saudades dos colegas de turma, dos professores, mas entende melhor como está a situação da pandemia e está feliz com o retorno virtual, porque de alguma forma, ela terá novamente o contato com os professores e colegas", explicou a mãe.

A mãe Priscila do Rozário afirmou, ainda, "que desde o ano passado, a escola tem dado um suporte muito bom para gente, através de chamada de vídeo em grupos com a professora, atividades dos livros pelo WhatsApp com indicação das folhas do exercícios etc". 

O diretor da Escola Princesa Izabel, Alessandro Veloso, explica que está sendo adotado estratégias para a entrega e devolutiva do material, seguindo as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19. 

"Já entregamos o material para todas as turmas do 1º ao 5º anos do Fundamental. Os pais estão vindos buscar as atividades na escola e a entrega está sendo feita com uma boa dinâmica e de forma escalonada, juntamente com os professores e coordenação da escola, para atender a todos de forma segura", disse o gestor.

Os estudantes da Escola Estadual Bento XV, no bairro do Guamá, também já estão recebendo o conteúdo impresso para continuar o processo de aprendizagem e prosseguir com as atividades. 

Quem também já iniciou a entrega das atividades impressas foi a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme. Os alunos da 3ª série do ensino médio estão recebendo seus cadernos, instrumento importante para a manutenção do vínculo com o contexto escolar. 

De acordo com a Seduc, o estudo não presencial, neste momento, é reforçado por meio de estratégias pedagógicas a fim de buscar alternativas que assegurem o direito ao ensino-aprendizagem dos estudantes.

Entre as alternativas para suprir a ausência física, os educadores têm criado grupos de Whastapp, plantão para tirar dúvidas e aulas virtuais, por meio de plataformas digitais para o auxílio às famílias, que têm papel fundamental neste processo para garantir a manutenção do vínculo aluno – escola, contribuindo para uma rotina básica de estudos em casa.

__________

Agência Pará