IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Projeto de combate à violência doméstica ganha prêmio nacional

Com foco na reeducação e escuta compartilhada de homens autores violência, o projeto "Grupo Reflexivo Para Homens'' foi vencedor no Prêmio Viva 2020

Promotor de Justiça NadilsonO promotor de justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), Nadilson Portilho Gomes, idealizador do Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, venceu na última segunda-feira (23) o Prêmio Viva 2020, realizado por meio do Instituto Avon e da revista Marie Claire. O promotor foi reconhecido na categoria “Eles por Elas”, disputando com dois outros candidatos com projetos focados na masculinidade e no comportamento potencialmente violento de homens.

A iniciativa vencedora foi executada pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Ananindeua, tendo como público alvo homens autores de violências doméstica e familiar contra a mulher no município, seja aqueles com procedimentos policiais ou aqueles com processos judiciais (ações penais e/ou de medidas protetivas).

Lançado no início de março de 2020, o projeto foi executado ao longo do ano por meio de reuniões virtuais, palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. Em geral, funcionou como um espaço de escuta compartilhada, por meio de troca de informações e experiências dos participantes.

O Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens” foi premiado na terceira edição do Prêmio Viva 2020. O Instituto Avon e Marie Claire organizam anualmente a premiação, buscando homenagear queles que atuam na mudança de cenário da violência de gênero no Brasil. Neste ano, a cerimônia ocorreu em São Paulo na última segunda-feira, 23, com transmissão ao vivo no Facebook e Youtube de Marie Claire.

Próximos passos do projeto e pandemia

A perspectiva do promotor Nadilson Gomes, na criação do projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, foi entender que o ciclo de violência não se encerra com a prisão e condenação dos agressores, embora sejam etapas essenciais. Uma outra abordagem necessária é a prevenção da violência e da reincidência de outros delitos contra mulheres, a partir da escuta e reeducação de homens agressores.

A crise sanitária com a covid-19 dificultou a realização dos encontros do Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, porém não impediu o êxito da iniciativa premiada, que continua em andamento pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Ananindeua, por meio da promotora Andressa Pinheiro.

Atualmente o promotor de justiça Nadilson Gomes está atuando na 1º de Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém. À médio prazo, o promotor defende não apenas a execução do projeto, mas a sua institucionalização. ''É importante que esse projeto seja tomado como uma ação institucional do MPPA, que a gente tenha um núcleo, um setor específico para esse trabalho com homens agressores’’, avalia.

___________

MPPA