Um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar a execução do Parque da Cidade, já considerado um dos mais importantes projetos arquitetônicos e urbanísticos para Belém, foi assinado nesta quarta-feira (11), em Brasília (DF), pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Nelson Chaves, participaram da audiência no Ministério da Infraestrutura.
Após mais essa importante etapa do projeto, Helder Barbalho reafirmou a importância da obra para o incremento de vários setores na capital paraense. "O Parque da Cidade permitirá o encontro das pessoas, será uma área de lazer e cultura, fortalecendo o turismo e gerando emprego para nossa população. Seguramente, é a obra urbanística mais importante dos últimos cem anos na nossa capital. Eu fico profundamente feliz de estarmos dando esse passo decisivo, que permitirá que até janeiro de 2022 possamos iniciar as obras de intervenção. Essa importante iniciativa do governo do Estado vai dar uma utilização muito interessante para área do antigo Aeroclube. Vamos trabalhar para que possamos adaptar o espaço o mais rápido possível, sem deixar a área da aviação do Pará desassistida", informou o governador.
Adaptação - Sobre a transferência do Aeroporto Brigadeiro Protásio, onde será erguido o Parque da Cidade, o governador disse que "até o início de 2022 a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, vinculada ao Ministério da Infraestrutura) vai adaptar o Aeroporto Internacional, em Val-de-Cans, para operação de aviões de pequeno porte, para conciliar as demandas aeroviárias na Região Metropolitana de Belém".
O chefe do Executivo informou que o Estado pode repassar R$ 15 milhões para a Infraero, a fim de viabilizar a transferência do aeroporto.
Segundo o ministro Tarcísio Freitas, "é importante ressaltar que a aviação geral em nenhum momento ficará desassistida, porque as intervenções na área do Aeroclube acontecerão depois das adaptações no aeroporto para receber a avião geral".
O conselheiro Nelson Chaves, idealizador do projeto, ressaltou a oportunidade de acompanhar o governador e testemunhar um momento tão importante. "Quero agradecer essa oportunidade, dizer do meu encantamento. Que essa Transamazônica, que foi o nome da minha turma, e eu dizia quando orador que ela representava para todo o País, e sobretudo para o nosso Pará, uma grande esperança para que um Estado tão rico como o nosso pudesse fazer, pelo esforço que Vossa Excelência está fazendo, que essa riqueza fosse vivida absolutamente em favor da nossa população. Digo que só seremos úteis em qualquer função que a gente possa desempenhar se tivermos realmente o princípio da cidadania ativado. Eu sou um cidadão paraense torcendo para que esse Brasil dê certo", afirmou.
O Projeto “Parque Para Todos” é o vencedor do concurso nacional de estudo preliminar de arquitetura e urbanismo, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Desde o início, o processo de seleção contou com ampla participação popular em duas das três fases do certame.
____________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05