A obra é de 2008, mas não chegou a ser concluída no prazo previsto pelas gestões anteriores. Foram 12 anos de espera da população do bairro Jaderlândia, em Castanhal, que acabaram nesta quinta-feira (15), quando equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e Caixa Econômica Federal estiverem na Estação para avaliar tecnicamente as condições dos equipamentos e se o projeto havia sido cumprido.
Os investimentos somam R$ 5,9 milhões com contrapartida de mais de R$ 2 milhões dos cofres do Governo do Pará. Em 2016, a Estação de Tratamento de Esgoto chegou a ser entregue, porém com diversas falhas, não se adequou às exigências da Cosanpa para receber e colocar a ETE em operação. Hoje, após as adequações feitas pela Cosanpa e pela Cohab, a partir de 2019, a vistoria de técnicos da Caixa aprovou a efetividade do projeto.
Devido ao tempo decorrido, muitas famílias desacreditaram no projeto e não aceitaram receber a ligação de esgoto domiciliar. O próximo passo do trabalho da Cosanpa no local, agora, é convencer os moradores da importância de realizar a ligação para que o esgoto produzido nas residências receba o tratamento adequado e não seja despejado irregularmente na rede de drenagem ou no subsolo de forma inadequada.
“Nosso trabalho continua para que possamos atender o maior número de pessoas possíveis e conscientizemos a população para que compreendam o quanto este serviço é essencial para a vida de todos. O esgoto sem tratamento prejudica o meio ambiente e é um risco à saúde. A conclusão de mais uma Estação de Tratamento significa que estamos no caminho certo para melhorar o saneamento no nosso Estado”, ressaltou Flávia Farias, engenheira sanitarista da Cosanpa.
A ETE tem capacidade para atender mais de 3 mil famílias. A Cosanpa já está programando uma ação de conscientização e de regularização para os moradores, o que deve acontecer no mês de novembro.
__________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05